Seguidores

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ações marcam Semana Mundial de Amamentação no Rio Grande do Norte

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, pois é o mais completo para o crescimento e desenvolvimento infantil. Para reforçar a temática a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em parceria com municípios e instituições de saúde programaram várias atividades para celebrar a Semana Mundial de Amamentação que acontece de 01 a 07 de agosto em todo o país.

Com o lema “Amamentar é mais saúde para a vida inteira”, as atividades da Semana Mundial de Amamentação pretendem abranger tanto os profissionais de saúde quanto a população. De acordo com Evanuzia Dantas, coordenadora estadual de Aleitamento Materno “a ideia é sensibilizar a todos sobre a importância da amamentação como um dos pontos essenciais para a redução da mortalidade infantil”, destaca.

A programação tem início no dia 04 de agosto, com palestras e mesa-redonda na Associação Médica do RN, em Natal, para os profissionais de saúde da Atenção Básica, maternidades e bancos de leite da Região Metropolitana.

No dia 05 serão promovidas palestras para agentes comunitários de saúde nos cinco Distritos Sanitários de Natal e também nos municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba. O objetivo é mobilizar e sensibilizar estes profissionais que tem maior contato com as mães e bebês, principalmente no pós-parto, quanto às melhores posições para o aleitamento e a correta pega do bebê no seio da mãe.

Já no dia 09 de agosto está programada uma grande ação voltada às mulheres e crianças. Neste dia, na Zona Norte de Natal, será realizado um “mamaço”, evento que reúne várias mães num mesmo espaço amamentando seus filhos. Além disso, diversos serviços de saúde serão oferecidos como os exames da triagem neonatal (teste do olhinho, teste do pezinho e teste da orelhinha), teste rápido de HIV e sífilis, suplementação de vitamina A e atualização da caderneta de vacinação das crianças. Uma tenda da amamentação também estará disponível para fornecer orientações sobre aleitamento, além de servir como posto de coleta para doações de frascos de vidro para armazenamento de leite humano que será destinado aos Bancos de Leite Humano (BLH).

Os bancos de leite figuram entre as principais iniciativas do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade infantil, inseridos na estratégia da Rede Cegonha. O RN conta com seis Bancos de Leite, distribuídos entre os municípios de Natal (3), Mossoró (1), Parnamirim (1) e Caicó (1). Neles, o leite materno doado fica armazenado e, depois de devidamente processado, é fornecido com qualidade e segurança de acordo com a necessidade de cada criança. Cada litro de leite pode atender até dez recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão nos hospitais.

Mossoró também terá uma programação especial, o município em parceria com o Banco de Leite vai promover palestras educativas e ações sobre a importância do leite humano para o desenvolvimento das crianças e os benefícios que o ato de amamentar traz às mulheres, como a prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama. “A Subcoordenadoria de Ações de Saúde (SUAS) da Sesap enviou nota de mobilização para todos os municípios do estado, esperamos que cada um faça sua programação para essa temática tão importante”, enfatiza Evanuzia Dantas.

Além da Sesap, participam da organização da Semana, a Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano, a Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern).       

Nenhum comentário: