Seguidores

sábado, 2 de agosto de 2014

SESAP implanta Núcleo para aprimorar acesso e assistência ao usuário do Hospital Santa Catarina

A secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) implanta na próxima segunda-feira (04/08), o Núcleo de Acesso e Qualidade – NAQ do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina). A cerimônia de instalação, que será realizada às 9h, no auditório do hospital, será presidida pelo secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca.  Todos os grandes hospitais da rede pública estadual estão sendo preparados para receber o NAQ com o objetivo de aprimorar continuamente os processos de trabalho e melhor acolher e assistir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do Santa Catarina, o Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, já foi contemplado. Os próximos hospitais a receberem o núcleo serão o Ruy Pereira, Maria Alice Fernandes, Tarcisio Maia e o João Machado. Antes da implantação do NAQ, os servidores destas unidades participam de oficinas necessárias para o funcionamento do projeto. Os treinamentos semanais contam com a participação de representantes da direção e das coordenações de diversos setores do hospital. São ministrados por assessores técnicos da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur) da Sesap.

De acordo com Marcelo Bessa, secretário adjunto da Sesap, o NAQ que está sendo implantado pela Sesap é baseado no modelo desenvolvido pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) criado pelo SOS Emergência no Hospital Walfredo Gurgel em março de 2013. “Com resultados tão expressivos na forma de administrar os processos de trabalho, e o impacto positivo que tem trazido para melhoria do atendimento ao usuário dos serviços do Walfredo Gurgel resolvemos levar essa estratégia de administração para todos os serviços da Sesap”, destaca.

O Núcleo de Acesso e Qualidade é composto por servidores das unidades e representantes da gestão. A proposta é fugir da metodologia administrativa convencional e adotar o modelo de gestão preconizado pelo Sistema Único de Saúde, baseado na descentralização da gestão, articulação em rede e humanização, resultando em benefícios aos usuários do SUS.

“O espaço é inclusivo, de avaliação de questões próprias de cada unidade envolvendo representantes dos mais diversos setores, na busca, análise e proposição de soluções para os diversos problemas da unidade. Será importante ainda para estabelecer metodologia de diagnóstico e planejamento, em apoio à gestão hospitalar, democratizando as decisões que afetem a unidade”, explica o secretário adjunto.

Nenhum comentário: