Seguidores

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Papa Francisco nomeia novo bispo

Papa Francisco nomeou Dom Orlando Brandes como novo arcebispo de Aparecida (SP). O pontífice aceitou nesta quarta-feira (16) o pedido de renúncia por idade de Dom Raymundo Damasceno, que...ocupa o cargo há 12 anos, e também anunciou Brandes como substituto.
Dom Orlando Brandes tem 70 anos e será transferido da arquidiocese de Londrina, onde ocupa o cargo desde 2006. Ele deve tomar posse como arcebispo de Aparecida em janeiro de 2017.
O religioso foi nomeado bispo de Joinville em 1994 e foi transferido em 2006 para a Arquidiocese de Londrina. Ele também foi presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2007 e 2011 e delegado para a 5ª Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano em Aparecida.
A substituição acontece após o Papa aceitar o pedido de renúncia por idade de Dom Raymundo feito em...2012. Pelo direito canônico, o arcebispo deve renunciar ao cargo quando completar 75 anos.
Dom Raymundo Damasceno deixa o posto de arcebisto de Aparecida depois de 12 anos. Nesse período, ele também exerceu a presidência da CNBB, participou do conclave que elegeu o Papa Francisco, participou de quatro Sínodos no Vaticano e foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI.

Nenhum comentário: