Seguidores

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Reflexão de Hoje

Os preços sobem de repente e persistem em elevação. Saltam para degraus mais elevados. O dinheiro que antes equivalia para realizar as compras de hábito já não mais adianta na mesma totalidade. Nem a velocidade de circulação do dinheiro consegue cobrir o vigor dos aumentos. É requerida soma superior de papel-moeda para comprar o que de costume se adquiria no comércio. A situação se agrava quando a alta de preços emana dum ponto solitário e nevrálgico e se alastra para os demais setores e ramos da economia. Provoca efeito dominó. Todos os preços são atingidos.
Inclusive o preço da força de trabalho entra nesse turbilhão embora tardiamente. Isso quer dizer inflação. É a alta generalizada. Nada escapa. O dinheiro começa a faltar para o mês. Assim.....
transparece aos olhos da população.O dinheiro de que aqui se trata é a renda dos trabalhadores. São os salários. Por alguma misteriosa razão, eles não conseguem acompanhar os demais preços na mesma marcha de tempo e intensidade. Teima uma defasagem. E como é preciso viver, encontram-se paliativos, como a pechincha. Mas, é apenas medida paliativa. A resultante dessa dinâmica é acabar levando menos mercadorias para casa. O existir se tornou mais difícil. O consumo contrai. Caso a alta de preços não seja estancada em breve, instala-se círculo vicioso. Consome-se menos. Vende-se menos. O mercado encolhe, a geração de emprego entra em maré vazante, a crise mostra a cara. 
Poucos conseguem se safar dessa espiral e, garanto, não são a maioria dos trabalhadores.
E qual o motivo da perversidade da inflação? Seja por artimanha do custo ou demanda ou ação recíproca, bastaria as empresas reporem a quantia perdida pelos salários aos trabalhadores.A solução seria encontrada com rapidez e relativa facilidade. O consumo se restauraria.A crise instalada seria desarmada.Tal qual um mundo perfeito, previsível, tudo regressaria ao normal.Seria questão de uma ação enérgica e eficaz. Em verdade vos digo que assim não é. Pedra sobre pedra este raciocínio voltará a ser retomado até com números e operações aritméticas elementares, bem como respondido certos mistérios deixados em suspenso....Em ?????????

Nenhum comentário: