Seguidores

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Reflexão de Hoje

Eu não vejo uma população com problemas morais, mas uma grande maioria de pessoas com uma visão limitada do mundo. Não por terem culpa disso, mas em muitos casos por não terem tido oportunidade de buscar conhecimentos complexos a respeito da política. Muitos se preocupam com o dia de amanhã.

Eles sabem disso. A maioria não está e nunca esteve interessada no aprofundamento do entendimento do que rege nossas vidas. Voltemos para a maioria. Eles estão preocupados com o amanhã, pensando em sua sobrevivência: barriga cheia, emprego, perspectivas, saúde, etc.

Daí eles delegam a persuasão das melhores opções para os intelectuais orgânicos de cada lado. Eles simplesmente aguardam as propagandas chegarem e vão comprar as ideias que forem inseridas com mais talento em suas cabeças.Quem define o estágio de maturidade de uma democracia não é apenas a eleição livre, é também a capacidade do eleitor de acompanhar a política, entender o que está acontecendo e reagir sempre que necessário. O quarto poder não é a imprensa, é o povo. Ou deveria ser.

Nunca confunda eleição com democracia e avanço civilizacional. Eleições são meios, instrumentos, ferramentas, não um fim em si. O fim em si é eterna busca de uma sociedade livre, plural, próspera, com a plena vigência do império das leis e a proteção dos direitos humanos fundamentais....

Em suma, num país em que:

1) Já se lê relativamente pouco;
2) Parte dos universitários é analfabeto funcional;
3) Livros de viés direitista só são disponíveis em línguas estrangeiras;
4) Academia dominada por ideólogos esquerdistas que, basicamente, ignoram autores de direita e costumam focar seus estudos somente em autores de esquerda.

O conhecimento sobre as doutrinas da direita ou até mesmo uma consciência política mais ampla acaba se torna um nicho intelectual muito específico.

Nenhum comentário: