Seguidores

quarta-feira, 13 de março de 2024

Guamaré inaugura primeira fábrica de polpa de frutas do RN...Governadora Fátima Bezerra confirmou presença na solenidade

Uma Fonte próxima a Governadora Fátima Bezerra confirmou ao Blog de Ismaelita Melo que a convite do prefeito de Guamaré, Arthur Teixeira, a governadora Fátima Bezerra confirmou presença na solenidade de inauguração da Fábrica de Polpa de Frutas do município. Então, o evento acontecerá na próxima quinta-feira (14), a partir das 9h, nas instalações construídas no Assentamento Santa Paz, localizado na Zona Rural do distrito de Baixa do Meio, às margens da BR-406, KM 38.As polpas produzidas inicialmente serão de caju, umbucaja, manga e acerola, e a fábrica terá capacidade máxima para produzir mil quilos de polpa por dia. Já durante a fase de testes e treinamento foram produzidos 200 quilos de polpa por dia.
A fábrica de polpa de frutas também irá contribuir para uma economia mais sustentável, já que parte da produção, além de ser comercializada diretamente no comércio, local gerando renda para os agricultores, também será adquirida pelo município por meio do programa de compras da merenda escolar.
"Fruticultura e agricultura familiar"
O Rio Grande do Norte (RN) destaca-se nacionalmente como um dos maiores produtores e exportadores de frutas tropicais do Brasil.
A competitiva fruticultura estadual tem como base médios e grandes produtores. Entretanto, o Estado também conta com um setor da agricultura familiar muito representativo do ponto de vista econômico e social.
Segundo o último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE, a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. São mais de 10 milhões de pessoas ocupadas no campo, de onde tiram o sustento. Cerca de 50% dos estabelecimentos estão no Nordeste.
A agricultura familiar é responsável, hoje, por mais de 70% dos alimentos consumidos no Brasil, sendo que a agricultura familiar do Nordeste contribui com mais de 50% dessa produção.

Nenhum comentário: