Seguidores

segunda-feira, 25 de março de 2019

Com prisão de Temer, Lava Jato do Rio retoma linha de investigação parada

Temer é o segundo ex-presidente a ser preso em menos de um ano. A prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB) na quinta-feira (21), marcou a retomada da Lava Jato do Rio de Janeiro em um núcleo de investigação que estava praticamente parado desde 2016.O petista Luiz Inácio Lula da Silva completa um ano encarcerado em abril....Desde o início do ano, a Lava Jato sofreu vários reveses. O mais recente foi a decisão do Supremo Tribunal Federal de enviar à Justiça Eleitoral casos de crimes de corrupção quando associados a caixa 2. No mesmo dia, integrantes da força-tarefa em Curitiba, berço das investigações, se tornaram alvo de inquérito do STF por críticas à decisão.
Além de mostrar que, cinco anos depois, a operação ainda tem trabalho a fazer, o recado, segundo estes investigadores, é de que o foco da operação ainda é a classe política...A força-tarefa da Lava Jato no Rio é responsável por 44 processos penais, com 296 denunciados.Segundo os procuradores, Othon era uma pessoa da confiança de Temer e garantia o esquema de corrupção na Eletronuclear. O ex-presidente nega as acusações.
Os procuradores argumentam, no pedido de prisão do ex-presidente, que não poderiam ter feito tal solicitação enquanto Temer era presidente para não violar a Constituição.
Em 2018, não houve nenhuma operação referente a esse braço de investigação.
A prisão de Temer e dos demais investigados ocorreu porque o Ministério Público entendeu que o grupo estava atrapalhando as apurações. Há a expectativa de que o ex-presidente seja denunciado nesta semana.

Nenhum comentário: