Seguidores

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Reflexão de Hoje= O problema não está só nos políticos, mas na própria sociedade, que precisa rever seus valores

Os brasileiros sabem que existem muitos problemas, principalmente nos serviços sociais, a questão da violência, problemas sérios em função da crise econômica, mas mesmo assim há uma percepção de que a gravidade da corrupção precisa de algum tipo de mobilização da sociedade, das instituições de investigação e do poder judiciário para que a gente possa seguir um outro caminho. 
De alguma maneira, a corrupção acaba se relacionando também com os serviços sociais, porque escoam pelos ralos da corrupção os recursos que vêm dos impostos"....a corrupção está ligada a vários problemas não resolvidos no Brasil e essa escala chegou a um nível muito elevado...então, importância do papel dos Tribunais de Contas, que não devem ser figurativos e tentem auditar as questões ligadas ao poder executivo, como contratações e licitações...na qualidade das investigações, que devem ser acompanhadas pelos trabalhos de órgãos como a Receita Federal e a Polícia Federal. 
Já o judiciário precisa mostrar mais celeridade, principalmente por que a demora dos julgamentos, em especial para quem tem foro privilegiado, acaba muitas vezes com a prescrição do crime.
As leis podem mudar, mas se a sociedade não muda ela mesmo vai enfraquecendo as leis e as ações institucionais.... é necessário que a gente tenha uma cidadania ativa também depois das eleições. Isso exige uma mudança, não apenas de comportamento, mas de valores. E a gente sabe que mudança de valores demora tempo, precisa passar por um processo que, às vezes, demora mais de uma geração.

Nenhum comentário: