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quinta-feira, 25 de junho de 2015

Reflexão de Hoje

Nossa Educação deve ser cuidadoso.O fato de hoje termos uma cobrança, nacional e internacional, de órgãos de economia e política muito mais acirrada do que no passado. O que quero dizer é que a “preocupação” com a Educação perpassa, inclusive, o âmbito da economia dos países.
Em um sistema que funciona com base no apelo ao consumo e ao individualismo, nossas identidades estão totalmente submersas em confusos discursos de necessidades que, muitas vezes, nem são reais. São apenas cumprimento de protocolos.

Em sua maioria, professores e estudantes de escolas públicas vivem, sim, em condições aviltantes no cotidiano das escolas. Mas, partindo de uma realidade bem diferente, a de Brasília, em que quase 100% do corpo docente tem o ensino superior e o salário é o melhor do magistério de todo o país (é preciso considerar que o custo de vida aqui é altíssimo também, ok?!) e há um número considerável de mestres e doutores entre os professores da rede pública do DF, ainda assim observamos os mesmos problemas que há em outras regiões.

Diante disso, lanço sempre meu olhar para esta realidade – e me pergunto: “O que está faltando, então?!” A ética no exercício da profissão de educador, por exemplo, impede que um professor pense apenas em manter aquele emprego ou enxergue a sala de aula apenas como mais um bico. E a ética na vida do estudante o impede de desrespeitar a si, o professor, o colega e o conhecimento. Mas, acima dessa ética, está a ética do ser humano, que o impede de burlar toda e qualquer lei que venha de sua própria consciência – a noção de certo e errado é sociocultural e ninguém precisa ir pra escola pra saber isso. Basta conviver.

O fato é que, em momentos de crise de valores – crise no sentido não só de inversão de valores, mas também de questionamento deles – todas as instituições transparecem essa crise e a sensação geral é a de quem está no olho do furacão.

Eu tenho muita esperança de que o ser humano mude para melhor e que, com ele, suas instituições.

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