A injustiça significa principalmente o desrespeito pelos direitos tanto dos indivíduos como da sociedade em conjunto, e isso pode ser visível de diversas formas: alguns menores e quase invisíveis, outras mais notórias e flagrantes. Se entendermos que a justiça é a busca do bem comum e do bem-estar conjunto, a injustiça será o benefício de alguns em prol do prejuízo de outros.
No caso do homem, a injustiça surge a partir da corrupção dos valores de verdade, respeito, solidariedade, amor ao próximo e a ética. Quando algum destes valores não é explicado e não faz parte do comportamento de todos os dias, os atos de injustiça se fazem claramente presentes.
Ao pensar em injustiça ou em falta de justiça, imediatamente a tendência é associá-la a situações de resolução jurídica ou legal.
O trabalho em prol da eliminação das condutas injustas circunstanciais ou globais é algo em que toda a comunidade deve comprometer-se. A injustiça existe quando os indivíduos de uma sociedade ou comunidade não reconhecem os direitos dos demais e passam por cima deles. A mudança de atitude diante de pequenas ou grandes situações de injustiça é o único caminho para a conquista de sólidas estruturas de justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário