Seguidores

terça-feira, 7 de junho de 2022

Máscaras em locais fechados voltam a ser recomendadas em todo o RN


Máscaras não são obrigatórias desde o dia 6 de abril. Governo vai fazer recomendação. Foto: Alex Regis.O aumento de casos de covid vem sendo registrado nos boletins epidemiológicos da Sesap. De acordo com a plataforma Monitora Covid-19, da Fiocruz, em maio, por exemplo, alguns dias do mês registraram altos patamares, como o dia 30 e 31 com 928 e 198 casos, respectivamente, e o dia 24, com 254, e o dia 12, com 145 registros. A última vez que esses índices diários acima de 100 casos haviam sido atingidos foi no dia 14 e 20 de abril, com 295 e 251 casos, respectivamente....Quem teve covid-19 recentemente foi o empresário Jorge Martiniano, 40 anos. No final de maio, a esposa apresentou sintomas e três dias depois, ele teve febre. Após os exames, foi constatado o coronavírus....O médico passou o exame e já alertou que a covid estava voltando com força total. Fiz o teste depois do 4º dia da consulta e foi positivo. Foi leve, tenho as três doses, só tive a febre no primeiro dia. Não perdi olfato nem paladar. Tive tosse, congestão nasal, tomei remédio. Foi tranquilo e acho que foi por causa das vacinas”, comenta.
Para o infectologista Ion de Andrade, o aumento de casos pode estar associado a um conjunto de fatores, um deles a sazonalidade da doença...Para o imunologista Leonardo Lima, pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica da UFRN (LAIS/UFRN), ainda não é possível dizer se o momento da pandemia representa uma nova onda da covid-19 ou se se trata apenas de uma sazonalidade.
O que temos observado é um novo ciclo de infecções nos pacientes mais vulneráveis, como idosos ou os que não tomaram vacinas nem completaram o ciclo. O que temos visto é que esse período de chuvas, em que as pessoas ficam mais aglomeradas, próximas, e já não tínhamos o uso frequente das máscaras, tudo isso pode ter contribuído para esse aumento”, aponta.
Não é motivo para achar que tudo que fizemos foi errado, pelo contrário, observamos um aumento de casos, mas não tem progressão nas mortes, felizmente. É um sinal que a vacinação funciona. A volta das máscaras em locais fechados é uma medida prudente pra gente evitar essa disseminação e velocidade de transmissão”, acrescenta.
A ocupação de leitos covid-19 no Rio Grande do Norte segue baixa. Em consulta a plataforma Regula RN, a ocupação nas UTIs do Estado está em 29,63%, sendo 16 leitos ocupados. Com relação a leitos clínicos, a taxa é de 13,56%.
Atualmente, dois hospitais públicos do Estado estão com 100% dos leitos de UTI ocupados: Hospital dos Pescadores e Hospital Maternidade Maria Alice Fernandes.
Fonte= Tribuna do Norte

Nenhum comentário: