Seguidores

segunda-feira, 2 de março de 2015

Greve de vigilantes patrimoniais causa transtornos em bancos no RN

A greve dos vigilantes deflagrada nesta segunda-feira (2) causou transtornos em alguns bancos na capital potiguar. Várias agências não realizaram atendimento ao público nesta segunda por falta de vigilantes para trabalhar. A principal reivindicação da categoria é o aumento de salário de 12%, além do ajuste de 15 reais para o vale alimentação.

Obs -De acordo com levantamento do próprio Sindicato, menos de 30% da categoria está trabalhando, o que descumpre a determinação da Justiça de que 50% dos profissionais deveriam atuar durante a paralisação. O descumprimento da decisão legal poderá implicar em multa para o Sindicato no valor de R$ 30 mil por dia.

A greve da categoria se deve a falta de consenso entre as partes na negociação salarial. Na última audiência junto a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o Sindesp reafirmou a proposta de reajuste de 6,23%, equivalente à inflação, mas o valor foi rejeitado pela categoria.
Na última audiência de negociação ocorrida na terça-feira (24/02), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o Sindsegur e a CNTV (Confederação Nacional dos Vigilantes) reafirmaram a proposta dos trabalhadores, isto é, 12% de reajuste e 15 reais de vale alimentação.

Do outro lado, os patrões reafirmaram a proposta deles, ou seja, 6,23% equivalente à inflação até o mês de janeiro. A questão é que o patrão ignora que a data-base da categoria é no mês de fevereiro, que acumulou uma inflação de 6,91%.

Portanto, a proposta patronal é abaixo da inflação, o que significa reduzir o salário dos trabalhadores.

Nenhum comentário: