Muitas outras versões do vírus foram, então, criadas para tentarem driblar os antivírus. Até hoje elas se encontram em circulação, atacando, agora, pelo próprio Facebook.
O vírus, após a pessoa pegá-lo da internet, fica dormente no computador até que o usuário acesse um site de banco, despertando-o e fazendo com que roube senhas e dados de acesso. O poder do ZBOT, outro nome que o vírus leva, é tão grande que pode chegar até mesmo a substituir a página da instituição financeira com o objetivo de ludibriar as pessoas a entregarem seus dados.
Pesquisadores do grupo FAKE, Fans Against Kounterfeit Enterprise, notaram que há diversos links maliciosos em páginas populares do Facebook, como a fanpage na Liga Nacional de Futebol dos EUA, a qual direciona os usuários para uma rede de computadores pirata de criminosos russos que dissemina o vírus.
Para se proteger deste poderoso vírus, antes de tudo, é preciso ter bom senso! Evite páginas suspeitas no Facebook e não saia entrando em todos os links disponíveis que te aparecem na rede social. O site também disponibiliza uma página que traz diversas informações de segurança e dicas de como se proteger contra fraudes.
Se
você acha que seu perfil ou seus dados estão comprometidos, há como
proteger a sua conta. Além disso, como agora o próprio Facebook deixa
visível a veracidade da página, fica um pouco mais fácil de fugir de uma
página suspeita. Se você entrar em contato com uma, pode reporta-la,
também.
Outra forma de prevenção importante é manter seu antivírus
atualizado. Se você ainda não possui um instalado, procure nos sites de
download gratuitos.
Se
você possui um pouco mais de experiência e conhecimento em
computadores, verifique que o vírus Zeus, quando já na máquina, costuma
criar duas pastas com nomes aleatórios na pasta %Applications Data%, uma
com a cópia do ZBOT e outra carregando dados criptografados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário