Seguidores

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Temos três epidemias em andamento: Coronavírus, informações duvidosas e o medo

Imagine-se num avião em que a tripulação de repente começa a mostrar sinais de preocupação.  O que acontece? Você imediatamente passa a se preocupar também e conclui que algo ruim pode estar acontecendo. Sem que você possa controlar, sua imaginação começa a traçar cenários terríveis. Se alguma informação tranquilizadora não chegar logo, em minutos você estará com medo e isso o faz falar com a pessoa do lado.
Que vai compartilhar do seu medo e em mais alguns minutos o avião todo está em pânico. Mesmo que nenhuma palavra seja dita todos foram capazes de sentir a “ameaça” e reagir a ela. 
Nas últimas semanas fomos passageiros de um avião cuja tripulação está quase descontrolada.Uma forma de lidar com o contexto atual é reconhecer que existem três epidemias em andamento: uma de fatos, outra de informações e uma de medo e que é importante saber se proteger de todas elas.
Para se proteger da epidemia de medo seguem algumas dicas: Siga sua vida normalmente acatando as decisões de afastamentos necessárias...Se estiver com sintomas como febre, tosse ou coriza, fique em casa e use máscara para reduzir a transmissão e procure um médico para esclarecer seus sintomas.
De unfollow em perfis sensacionalistas ou de excesso de informação, assim você não fica sob controle deste assunto....
Bloqueie perfis de WhatsApp que invadem seu celular com informações que você não está procurando e aproveite para dar um tempo nos grupos que promovem o medo....Aproveite o momento para frequentar lugares abertos, como parques e praças, e aproveite para se exercitar...
Dormir bem, comer bem, descansar e tomar muito líquido são excelentes aliados da imunidade e da saúde emocional....Procure atividades, filmes, séries e livros sobre assuntos que você goste, isso vai te acalmar, te relaxar e essa é a melhor maneira de se proteger do stress....Lembre-se que o medo e o stress prejudicam sua imunidade e sua saúde emocional, portanto o autocuidado no momento é a melhor “vitamina” que existe...E voltando ao nosso avião, podemos evitar o pânico. Tudo bem, a tripulação do avião parece tensa, mas já sabemos que é uma forte turbulência e que cabe a cada um de nós acalmar os passageiros, porque a turbulência vai passar e pode passar com menos sequelas e mais aprendizados, dependendo de nossas atitudes agora. O momento pede escuta, calma e solidariedade. Pensar no todo é mais inteligente e uma das únicas coisas que nos diferenciam de outras espécies. O medo e o pânico são os maiores aliados do COVID-19 e os maiores inimigos da nossa saúde.
Att: Blogueira Ismaelita Melo

Nenhum comentário: