Seguidores

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Reflexão de Hoje

Mossoró infelizmente é um retrocesso lamentável em termos de política de segurança pública...A verdadeira política acontece quando a sociedade debate com os parlamentares, os nossos representantes eleitos, sobre temas que irão afetar a todos....Refletindo sobre a questão da segurança pública na cidade de ''Mossoró-RN''..... Medo este é o sentimento da maioria (se não de todos), principalmente, ao saírem de casa. Roubo, homicídio, estupro, furto e estelionato são alguns exemplos de crimes estampados diariamente... Em ''Mossoró-RN'' 105ª Morte violenta...A sensação de insegurança é gritante na face das pessoas.Não é possível se sentir tranqüilo ao andar na rua.
É fundamental ter vontade política por parte do governador para enfrentar o problema. E vontade política significa não jogar a sujeira para debaixo do tapete. É necessário assumir que o problema existe, que é grave e que está crescendo.
É necessário ter disposição para enfrentar o problema.Isto é um problema grave. Na medida em que não há transparência e em que se mantem as questões da segurança como um “segredo de estado” você está escondendo a ineficiência. O governante está, na realidade, se eximindo de responsabilidades sobre o setor.
Esta é uma situação muito grave que não pode perpetuar, ou seja, para que a situação mude em Mossoró ....Este compromisso político do governador com a transparência, informando o que está fazendo para assumir o tamanho do problema, assumir a divulgação dos dados isso é fundamental. É o começo de tudo. Enquanto permanecer em segredo não vai se mudar nada....Ele só está fazendo com que o problema se agrave. Nós estamos falando dos pré-requisitos básicos para que você elabore uma política pública estadual para se enfrentar o problema.
No Brasil o melhor exemplo que podemos dar é o de Pernambuco, que apesar de alguns problemas recentes, é o Estado onde ocorreu a maior redução do número de homicídios nos últimos 10 anos em comparação com as demais unidades federativas. É o programa “Pacto pela Vida” que se baseia naquilo tudo que listei anteriormente em outras Matérias: um plano estratégico com várias ações de prevenção social, de tratamento de usuários de drogas, de fortalecimento da Polícia Civil, da investigação, de fortalecimento da Polícia Militar, de investimento no sistema prisional, enfim, é um conjunto de medidas amplo e abrangente ao longo do tempo.

Nenhum comentário: