Seguidores

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Carlos Eduardo autoriza a operação da linha 600 pelos Alternativos

Para não deixar desamparados os mais de 4.000 cidadãos que utilizam a linha número 600 de transporte público, a Prefeitura do Natal decidiu manter sua operacionalização sob a responsabilidade da Cooperativa de Transporte Alternativo (Transcoop). A decisão foi oficializada na tarde desta quinta-feira (18) e informada em reunião pelo prefeito Carlos Eduardo aos membros da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Natal e aos permissionários do Sitoparn. Na próxima segunda-feira (22), o prefeito fará uma nova reunião, desta vez com os representantes da Transcoop, para tratar da questão.

Carlos Eduardo disse que, quando o sindicato das empresas de ônibus (Seturn) decidiu não operar mais a linha, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) convocou as duas instituições representativas dos transportes opcionais para oferecer a operação dela. Como a Transcoop garantiu uma melhor condição de operacionalização, com 14 carros atendendo a linha, ela foi escolhida: “Enquanto gestor máximo da cidade, tenho que garantir o transporte público para a população e essa decisão é a prova desse compromisso”, frisou o chefe do executivo municipal.

Quanto às ameaças do Sitoparn de fechar as duas pontes da cidade em represália a decisão da Prefeitura, o prefeito foi firme e comunicou que não irá admitir a instalação de um clima de pânico entre os natalenses. Carlos Eduardo informou que já está em contato com os órgãos da segurança pública da cidade e solicitou a aplicação da lei, caso as ameaças da categoria se concretizem. “A cidade tem governo e este governo não vai permitir esse tipo de atitude”, alertou.

O prefeito informou ainda sobre o andamento da implementação da bilhetagem única em Natal. Segundo Carlos Eduardo, o sistema só não está em funcionamento em virtude da não apresentação da documentação necessária por parte do Sitoparn. Quanto à licitação do novo sistema de transporte de Natal, a previsão é de que a concorrência aconteça no mês de janeiro de 2015. O prefeito fez um breve histórico a respeito do tema e lembrou que tudo estava pronto para ser posto em prática quando o processo foi revisado, inclusive em atendimento a uma solicitação do Sitoparn, para aumentar o número de linhas de permissionários de 82 para 177. A STTU contratou uma consultoria para a elaboração de um novo edital que começará a ser discutido com a população já no próximo dia 26 de setembro.
      

Nenhum comentário: