Seguidores

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Vírus Zeus TOME CUIDADO -com o objetivo de roubar senhas e dados de conta bancária das vítimas.

Muitas outras versões do vírus foram, então, criadas para tentarem driblar os antivírus. Até hoje elas se encontram em circulação, atacando, agora, pelo próprio Facebook.

O vírus, após a pessoa pegá-lo da internet, fica dormente no computador até que o usuário acesse um site de banco, despertando-o e fazendo com que roube senhas e dados de acesso. O poder do ZBOT, outro nome que o vírus leva, é tão grande que pode chegar até mesmo a substituir a página da instituição financeira com o objetivo de ludibriar as pessoas a entregarem seus dados.

Pesquisadores  do grupo FAKE, Fans Against Kounterfeit Enterprise, notaram que há diversos links maliciosos em páginas populares do Facebook, como a fanpage na Liga Nacional de Futebol dos EUA, a qual direciona os usuários para uma rede de computadores pirata de criminosos russos que dissemina o vírus.

Para se proteger deste poderoso vírus, antes de tudo, é preciso ter bom senso! Evite páginas suspeitas no Facebook e não saia entrando em todos os links disponíveis que te aparecem na rede social. O site também disponibiliza uma página que traz diversas informações de segurança e dicas de como se proteger contra fraudes.
proteja seu computador
Proteja seu computador!
Se você acha que seu perfil ou seus dados estão comprometidos, há como proteger a sua conta. Além disso, como agora o próprio Facebook deixa visível a veracidade da página, fica um pouco mais fácil de fugir de uma página suspeita. Se você entrar em contato com uma, pode reporta-la, também.
Outra forma de prevenção importante é manter seu antivírus atualizado. Se você ainda não possui um instalado, procure nos sites de download gratuitos.
Se você possui um pouco mais de experiência e conhecimento em computadores, verifique que o vírus Zeus, quando já na máquina, costuma criar duas pastas com nomes aleatórios na pasta %Applications Data%, uma com a cópia do ZBOT e outra carregando dados criptografados.

Nenhum comentário: