Seguidores

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

No dia 25 de outubro, data em que se comemora o Dia do Dentista chamo atenção para uma reflexão sobre esta profissão!Mais dentistas!!!

O programa Mais Médicos, do Governo Federal, trouxe para o Brasil médicos estrangeiros que têm como missão fortalecer o sistema de saúde pública, principalmente em regiões onde a ausência de médicos é quase 100%. A decisão causou polêmica Brasil afora. Dividiu opiniões entre a classe médica brasileira que se sentiu invadida e desprovida de uma política que pudesse melhorar as condições dos profissionais de saúde que atuam no setor público.
Entre queixas e protestos, os médicos estrangeiros estão aí para a felicidade da população desassistida. Ao importar médicos do exterior o Governo maquiou o problema da saúde pública que continua carente de uma política justa tanto para o usuário do sistema quanto para os profissionais.
Na odontologia os problemas também são aparentes. O número de cirurgiões dentistas da rede pública não atende a demanda e colabora para a existência de extensas filas de espera que podem levar meses para o usuário ser atendido. Embora o número de profissionais odontológicos no país seja suficiente, o que ocorre é uma ausência de política pública odontológica eficiente.
Sem condições de serem atendidos na rede pública muitos brasileiros adquirem planos odontológicos que emergem aos montes no país. E é aí que repousa o perigo. Nem todo plano é confiável ou oferece uma cobertura segura. Os cirurgiões dentistas estão vivendo a ditadura das operadoras de plano de saúde. Por que ditadura? Explico: para manter-se, o cirurgião dentista precisa do paciente. O paciente, por sua vez, recorre a um plano odontológico para manter o tratamento. As operadoras cobram do cliente e repassam parcelas irrisórias para os dentistas conveniados.
Simplesmente deixar de lado o atendimento via plano odontológico é uma medida extrema que muitos dentistas não podem bancar. A relação do profissional com as operadoras dos planos não é saudável. Por um lado, os dentistas trabalham muito e ganham pouco pelo serviço prestado. O cliente paga um valor, até acessível, de mensalidade na ilusão de ter um tratamento de ponta. Enquanto isso, as operadoras se refestelam com o lucro que obtêm nessa relação desigual.
Para piorar a situação, o Governo Federal pretende criar o plano odontológico Brasildental que nada mais é do que a institucionalização da Odontoprev – empresa privada operadora de planos odontológicos. A Odontoprev domina cerca de 40% do mercado de planos odontológicos. Ao contrário de assumir a responsabilidade de garantir o atendimento odontológico de qualidade aos brasileiros, o Governo vai praticamente passar a responsabilidade a um plano de saúde, sendo que a Constituição de 1988 diz claramente, no artigo 196, que “a saúde é direito de todos e dever do Estado”.
O Brasil continua sendo um país com graves problemas de saúde e é também o país da miopia proposital em que se enxerga apenas o que se quer ver.   
As cooperativas odontológicas são uma saída para equacionar melhor a relação entre paciente e profissional de saúde. Nesse sistema de cooperados, perde menos o profissional e ganha o paciente sem que haja uma política mercadológica que vise apenas a lucratividade em detrimento da assistência.
No dia 25 de outubro, data em que se comemora o Dia do Dentista chamo atenção para uma reflexão sobre esta profissão. A prática odontológica vai muito além de curar dores de dentes e prevenir o uso precoce de próteses.
A atividade odontológica vai fundo na conscientização do paciente sobre procedimentos saudáveis que mudam por completo a qualidade de vida do cidadão garantindo-lhe mais saúde. Da prevenção à estética facial passando por tratamentos reabilitadores totais ou parciais, direcionando o crescimento e a formação óssea da face, fazendo uma ligação entre a cavidade oral e o restante do organismo.
Afinal, saúde é uma condição básica da felicidade, e a boca é parte fundamental, pois é a porta de entrada.

(*) Cirurgiã dentista





Nenhum comentário: