Seguidores

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Rosa Weber assume presidência do Supremo Tribunal Federal

Na segunda-feira (12/9), a ministra Rosa Weber assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. Terceira mulher a ocupar os cargos, ela ficará à frente da corte até o dia 2 de outubro de 2023, quando completará 75 anos, idade máxima para o cargo de ministro, e será aposentada compulsoriamente. Na mesma cerimônia, o ministro Luís Roberto Barroso assumiu a vice-presidência do STF...
A nova presidente do Supremo abriu seu discurso de posse com uma louvação à Constituição Federal e às leis. "Tenho crença inabalável da superioridade ética e política do Estado democrático de Direito, da prevalência do princípio republicano e suas naturais derivações, com destaque à essencial igualdade entre as pessoas.
A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, esteve presente na solenidade de posse e destacou a importância de uma mulher assumir a liderança do Poder Judiciário no Brasil. “Como mulheres magistradas, nos sentimos cada vez mais representadas. Desejo sucesso à ministra Rosa, que, como juíza de carreira, comandará à Justiça brasileira de forma brilhante”.
Renata Gil também parabenizou o ministro Luís Roberto Barroso pelo novo cargo. “O ministro Barroso é um exímio conhecedor da Constituição Federal e também ostenta um grande currículo - o que o torna extremamente capacitado para exercer essa importante função no sistema de Justiça”, afirmou.

Nenhum comentário: