O governo federal arrecadou 125,282 bilhões de reais em impostos e contribuições em janeiro, uma queda real de 5,44 por cento ante igual mês do ano passado,os dados foram divulgados hoje (25) pela Receita Federal.
O resultado do mês foi impactado pela redução no valor dos pagamentos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), que juntos afetaram negativamente a arrecadação em 4,4 bilhões de reais em janeiro.
As desonerações também impactaram de forma negativa no mês, com uma perda na arrecadação de 10,2 bilhões de reais ante 8,1 bilhões de reais em igual mês de 2014.
O governo conta com a melhora do desempenho da arrecadação de impostos e contribuições este ano, após a queda real de 1,8 por cento registrada no ano passado, mas a atividade econômica persistentemente baixa é um entrave a essa performance.
Pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central na segunda-feira mostrou que os economistas de instituições financeiras estimam retração de 0,50 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário