Seguidores

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Trabalhadores No RS Poderão Receber Dois Salários Mínimos Em Medida De Apoio Após Enchentes

Nesta quinta-feira (7),  o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou durante sua quarta visita ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes que, desde o início de maio, atingiram mais de 2 milhões de pessoas, mais um pacote de medidas que visa auxiliar os trabalhadores e empresas mais afetados pela catástrofe climática no estado.
Foto: Ricardo Stuckert
Ao discursar na cidade de Arroio do Meio, Lula informou que serão publicadas nos próximos dias Medidas Provisórias (MP) que garantirão recursos para o pagamento de dois salários mínimos (R$ 1.412,00 cada parcela) a 434 mil trabalhadores formais.
A primeira parcela deve ser liberada em julho, com um investimento total previsto de aproximadamente R$ 1 bilhão, autorizado por meio de crédito extraordinário. A segunda será liberada em agosto.
Tal iniciativa, de acordo com o presidente e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, beneficiará trabalhadores de empresas situadas em áreas afetadas, incluindo 326 mil celetistas, 42 mil trabalhadores domésticos, 36 mil estagiários e 27 mil pescadores artesanais. As empresas beneficiadas terão a obrigação de manter os trabalhadores empregados por pelo menos quatro meses, sem redução de salários.
“O Governo Federal vai cuidar de todas as áreas da saúde e da educação que tiveram problemas. Vai fazer com que todas as pessoas que perderam suas casas tenham suas casinhas de volta, para poder morar dignamente. Isso é compromisso assumido”, afirmou Lula.

Nenhum comentário: