Seguidores

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Anvisa aprova uso da vacina Coronavac em crianças de 3 a 5 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (13) a autorização da aplicação da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos. A decisão foi unânime: todos os diretores da agência deram voto favorável à autorização da aplicação.
Veja, abaixo, cinco pontos de destaque da aprovação:CoronaVac está liberada para crianças a partir de 3 anos
Não pode ser aplicada imunossuprimidos, que são pessoas com baixa imunidade
Imunização será em duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias
Vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação de versão pediátrica
Anvisa não determinou quando começa a vacinação: distribuição de doses, cronograma e alteração de planos dependem dos estados e do Ministério da Saúde.
A decisão foi tomada após a análise de um pedido apresentado pelo Instituto Butantan em 11 de março para liberação do imunizante contra a Covid-19 para essa faixa etária.
A Coronavac está autorizada para uso emergencial no Brasil desde o dia 17 de janeiro de 2021, mas foi somente em janeiro de 2022 que a agência regulatória autorizou a ampliação do uso da vacina para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade.
Agora, com essa nova aprovação da Anvisa, o imunizante pode ser aplicado em crianças a partir de 3 anos, mas não naquelas imunossuprimidas, que são pessoas com baixa imunidade.
Apesar de as crianças não serem o rosto da pandemia, elas podem estar entre as maiores vítimas” disse Meiruze Freitas, segunda diretora da Anvisa e relatora do processo de aprovação.
Sabemos que todas as crianças de diversos países estão sendo afetadas, mas os efeitos nocivos serão maiores para as mais vulneráveis, tanto economicamente, quanto para as com saúde mais debilitadas”, acrescentou.

Nenhum comentário: