Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2019

O que são Scammers? Entenda a fraude no Instagram

Scammers (ou fraudadores, em tradução livre) são perfis maliciosos usados para realizar golpes na Internet. O número de esquemas tem crescido tanto que o Instagram, em novembro de 2018, se posicionou contra os perfis criminosos. O ambiente online acaba facilitando ações ilegais, por conta da dificuldade de rastrear o criminoso e a falta de informação dos internautas de como denunciar. Esses perfis são mais difíceis de identificar que do um fake comum, pois eles agem como se fossem reais — postam fotos, legendas, stories e informações que conferem legitimidade para o perfil, que pode ser pessoal ou institucional.
Instagram pode ter até 95 milhões de perfis falsos
Como saber se um perfil no Instagram é fake
Como saber se um perfil no Instagram é fake
Quer comprar celular, PC e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Como um scammer age?
O golpista busca por algum retorno específico, informações bancárias ou pessoais, dinheiro, senhas ou algum outro artifício de valor. Eles geralmente agem de duas formas distintas: a primeira é roubo de informações a partir de links ou URL, prática conhecida como "phishing". A segunda é a aproximação da vítima estabelecendo uma relação de confiança, podendo se apresentar como empresa, instituição ou como um pretendente.
O "scam romance" (também conhecido como "Catfish" ) é quando o criminoso estabelece um relacionamento com a vítima. Ele também pode ser chamado de "Golpe da Nigéria",Após aplicar os golpes, os pretendentes desaparecem e criam novos perfis, aplicando novos golpes em outras vítimas.

Nenhum comentário: