Seguidores

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Na próxima quarta= Agenda do Lula na COP27 terá carta pela Amazônia e pronunciamento

Então, viaja nesta segunda 14, o nosso presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a COP27, a conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre mudanças climáticas, e os compromissos oficiais começam na quarta 16.
E a agenda inclui encontro com governadores da Amazônia, pronunciamento na área da ONU e participação no fórum de povos indígenas e mudanças climáticas.
O presidente Lula fará um voo direto, a bordo de um avião do empresário José Seripieri Junior, fundador da Qualicorp e dono da Qsaúde, como adiantou a coluna da Mônica Bergamo. A aeronave do modelo Gulfstream tem capacidade para transportar 12 pessoas e autonomia para voar direto ao país africano que sedia a COP27.
Não inclui a agenda oficial, reuniões solicitadas por representantes de países e organizações, que começa na quarta (16), às 11h (horário de Sharm el-Sheikh; 6h no horário de Brasília) com o evento Carta da Amazônia, com os governadores de Amapá, Acre, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Rondônia.
Todos que estão no grupo pretende entregar a Lula um plano com detalhamento de ações para controle do desmatamento, como parte de um movimento para conseguir recursos internacionais e buscar realinhamento com o petista após a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.
O competente governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), tem buscado protagonismo entre seus pares e foi o responsável por convidar Lula para a COP27.
Na ocasião ainda na quarta, às 17h15, no horário do Egito, Lula fará seu pronunciamento oficial na COP27, na área da ONU.
E na quinta 17, às 10h do horário local, o presidente eleito participa de um encontro com organizações da sociedade civil brasileira no Brazil Hub, e, às 15h, do Fórum Internacional dos Povos Indígenas para Mudanças do Clima.
E na sexta 18, Lula viaja para Portugal, para encontros com autoridades portuguesas, antes de voltar ao Brasil no fim de semana.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai ao Egito, e quem representa o Brasil na terça 15, em plenária do evento, é o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Ele discursará entre 15h e 19h.
O projeto Planeta em Transe é apoiado pela Open Society Foundations.

Nenhum comentário: