O número de eleitores aptos ao pleito deste ano em Natal deve ultrapassar a marca de 503.030 eleitores. O número de títulos cancelados pelo Tribunal Regional Eleitoral, com o encerramento do prazo de regularização do eleitor, é estimado em 74.500. O sistema do Tribunal Superior Eleitoral ainda está sendo alimentado com os processos realizados no último dia de prazo, na quarta-feira (7), por isso, os dados de cancelamento ainda não foram totalizados.
O cientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Antonio Spinelli, analisou: “A primeira vista, provavelmente, corresponde (o percentual de títulos cancelados) a parte dos eleitores que votam em branco, nulo ou já se abstém”.
O professor chamou atenção que, normalmente, nos pleitos pelo menos um quarto dos eleitores votam nulo, branco ou se abstém. “Esse percentual (de títulos cancelados) certamente abranje esses desencantados com a política”, comentou. Mas ele chamou atenção que se o comparativo for feito com países da Europa ocidental, onde a democracia já é mais consolidada,o número não se mostra tão preocupante assim. “De qualquer forma, os números que chegam dos TREs mostram um desencanto com a política. Claro que o ideal seria que as pessoas participassem mais”, ressaltou.
Nos três últimos dias para o encerramento do prazo da Justiça Eleitoral para regularização do eleitor que estará apto a votar este ano, a Justiça Eleitoral registrou o atendimento de 29.988 eleitores nas 69 zonas do Rio Grande do Norte. Apenas nas cinco zonas de Natal, foram atendidas 5.575 cidadãos. A estatística chama ainda mais atenção porque quase metade desse total atendido nos três últimos dias na capital foram regularizados na data limite de 7 de maio.
DO:Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário