Seguidores

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Caern vai ampliar monitoramento dos reservatórios de água no Estado

Usar a tecnologia a favor do abastecimento de água, contribuindo com o combate ao desperdício. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) deflagrou o processo para a compra de novos modens que serão usados para automatizar os seus 216 reservatórios de água no Estado e os 86 poços da Regional Natal Sul.

Esta é a segunda etapa do processo de automatização realizado pela Gerência de Operações e Controle de Perdas da empresa, que já concluiu a instalação dos 100 modens adquiridos no ano passado, ampliando a cobertura do monitoramento dos reservatórios.Segundo informa Eduardo Nogueira, engenheiro responsável pela implantação do sistema de automação, atualmente as equipes da Caern estão instalando uma unidade de monitoramento na Adutora Sertão Central, a fim de melhorar os efeitos das manobras que vêm sendo feitas em locais onde está havendo racionamento de água.

“O monitoramento permite ter acesso a informações mais precisas sobre o volume de água, e em tempo real”, explica Eduardo.Com a automação e o monitoramento remoto, as informações são captadas pelo modem instalado em cada reservatório ou poço, e disponibilizadas pela intranet, por meio do software livre ScadaBR.

“Com o monitoramento e controle à distância, você pode desligar um reservatório sem necessidade de desperdiçar tempo e dinheiro com deslocamento de pessoal, uso de veículos, além de fazer isso rapidamente, em tempo real”, ressalta o engenheiro.

O trabalho de instalação dos equipamentos deve estar concluído até o final do ano. No segundo semestre, a Caern vai realizar vários ciclos de treinamentos nas sete regionais da empresa, para capacitar os operadores do sistema ao uso do software.

Nenhum comentário: