Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2022

28ª Exposição de Orquídeas do Rio Grande do Norte (EXPOSORN) acontecerá de 02 a 04 de setembro



Natureza, palestras, preservação e flores, assim será a 28ª Exposição de Orquídeas do Rio Grande do Norte (EXPOSORN), que vai ocorrer de 02 a 04 de setembro de 2022, no Parque Raimundo Teixeira da Rocha, Parque do Museu Câmara Cascudo, entre 08h e 18h, com entrada gratuita. Na atividade será possível conhecer, apreciar e comprar plantas com valores acessíveis.A 28ª EXPOSORN vai comemorar os 30 anos da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), entidade associativa sem fins econômicos, fundada em 05 de setembro de 1992, que tem por objetivo conscientizar e orientar a população sobre o cultivo das orquídeas e preservar os bens ambientais da flora potiguar.
Após dois anos sem realizar a exposição anual devido à pandemia, em 2022 a EXPOSORN acontecerá. E nós estamos muito felizes por fazer o evento novamente no Museu Câmara Cascudo. Com o aniversário de 30 anos da Associação, nós pretendemos celebrar a data com a presença da população potiguar no evento que já faz parte do calendário da cidade do Natal”, destacou a presidente da SORN, Gisélia Maria.
Durante as atividades nos dias 02 e 03 (sexta e sábado), o Museu Câmara Cascudo estará aberto para visitação com nove exposições diversas, são elas: Akangatu; Anatomia Comparada; Caatinga em Foco; Confluências; Dinossauros da Bacia Potiguar; Engenhos; Icnologia; Paleontologia; e Vibrantes Caminhos.
O museu está muito feliz por receber a Exposorn 2022, um evento atrativo à comunidade, com atividades sobre preservação, sustentabilidade e meio ambiente. As oficinas, palestras e a feira serão no parque do Museu, coordenado pelo Setor de Estudos ambientais, um espaço arborizado, de contemplação da natureza e conhecimento. Durante o evento, as exposições do museu estarão abertas e todos poderão conhecer um pouco mais a história e memória do Rio Grande do Norte”, pontuou o diretor interino do Museu Câmara Cascudo, Gildo José dos Santos.
A atividade pretende promover a valorização, conservação e preservação da natureza e, consequentemente, da Cattleya granulosa Lindley, espécie de orquídea mais representativa da flora potiguar e flor símbolo do Rio Grande do Norte.
Lei que consagrou a Cattleya granulosa Lindley como a flor símbolo do RN
A lei número 10.508 de 16 de maio de 2019 concede o título de flor símbolo do estado do Rio Grande do Norte à Cattleya granulosa Lindley e também define a última semana do mês de agosto como “Semana de valorização, conservação e preservação da Cattleya granulosa no estado no Rio Grande do Norte”.
A Cattleya granulosa Lindley está ameaçada de extinção, inclusive a espécie já consta nas listas oficiais de espécies ameaçadas pela CITES (Convenção Internacional sobre o Comércio de Espécies da Flora e Fauna Selvagem em Perigo de Extinção). Pensando na preservação e valorização da espécie a lei foi criada.

Nenhum comentário: