Seguidores

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Chico Xavier - "Um Homem chamado Amor"

Olhando para o próprio Umbigo
Tenho certeza, que, ficamos todos  muito tristes quando percebemos a capacidade que algumas pessoas tem de olhar apenas para o próprio umbigo, um jeito egoísta de ver a vida acreditando que somente ela possui problemas e que os seus são maiores que os dos outros, e que só os seus são mais  importantes e que tem que ser os primeiros a serem solucionados… Eu creio que algumas pessoas ao longo da vida perdem a sensibilidade de “ver” e “sentir” o outro, são pessoas que se dizem atarefados, que não enxergam mais nada na sua frente, além do próprio trabalho, seu cansaço ou a preocupação apenas com os seus problemas… Entre tantas outras situações e papéis em que a pessoa em questão só pensa no próprio umbigo e se lamenta.Ao olhar apenas para o próprio umbigo o ser humano perde a capacidade de se doar aos outros, de perceber quem está ao seu redor e até mesmo mais necessitado de atenção, amor, carinho…Pessoas egoístas não percebem nem ao menos quem precisa ser ouvido, porque são mesquinhas, egocêntricas… “O meu ‘EU” é o centro de tudo” .Você conhece alguém assim? Para mim eu posso sempre, para o outro vou  até , talvez,  pensar, se terei tempo ou paciência para ajudar… Porque qualquer coisa que eu possa fazer, que  tire o meu olhar do meu Umbigo, me cansa, pois,Ouvir dá trabalho, é mais fácil falar de si sem parar e não perceber o outro e suas necessidades…Então iremos viver apartando-se de tudo aquilo sobre o qual temos inexorável responsabilidade, encontrando uma pomposa desculpa que nos faça de fato acreditar que não temos nada com isso.Assim é muito fácil !!! Nada me irrita mais que o egoísmo – é pelo egoísmo que o Ser Humano esquece de ser “Humano” de verdade. Acaba-se perdendo  até mesmo o grau de parentesco, de vínculo afetivo. É por  egoísmo que pessoas se matam, se magoam se destroem…Que pena que os seres humanos estão cada vez mais, perdendo a capacidade de sentir e de sensibilizar-se, de arregaçar as mangas e tentar ajudar quem precisa de algum modo, seja quem for e como puder… E não falo aqui de causas grandiosas não, saber ouvir já é um grande gesto de amor, ter empatia colocando-se no lugar do que sofre e pensando de que maneira poderia ajudá-lo, pois como seria duro se estivesse em seu lugar… Também é uma válida opção. Deveremos ser sempre para o outro o que gostaríamos que este outro fosse para nós. E ajudar também não se restringe somente a quem amamos não, isso também seria uma forma de egoísmo, nosso manancial para ajudar o próximo é inesgotável desde que tenhamos um pré- requisito  também esquecido nos conturbados e modernos dias de hoje: a boa vontade, fazendo bem feita a parte que nos cabe fazer, que é nossa responsabilidade. Dizer a alguém que ela olha sempre para o seu próprio Umbigo é uma maneira de chamá-la de egoísta. Pois, esta expressão “olhar para o próprio umbigo” soa muito bem ao ouvido daquelas pessoas que não se importam com quem está ao  seu  lado e leva a vida como se o mundo girasse ao  seu redor.Mesmo sabendo que o umbigo fica exatamente no centro geométrico do nosso corpo. Em qualquer lugar que olharmos em volta do nosso umbigo ainda vamos estar olhando para nós mesmos, devemos fugir dessa lógica! Saiamos de nós mesmos, ou  melhor , tiremos os nossos olhos dos nossos umbigos e fixemo-nos nos olhos de Jesus, para aprendermos com Ele a maneira certa de amar, acolher e ajudar!  Tenhamos sempre a bela  atitude de sermos melhores…
Chico Xavier - "Um Homem chamado Amor"

Nenhum comentário: