Seguidores

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

O que é pecuária?

Pecuária no brasil é um dos principais pilares econômicos.Resumidamente, a atividade compreende na criação de gado, seja bovino, suíno, equino. Então, a criação de gado bovino é a mais difundida pela sua utilidade ao homem com o fornecimento do meio de transporte, alimento, força de trabalho e couro.

As espécies mais comuns de gado de corte criadas no Brasil são:

– Nelore
– Angus
– Brahman
– Brangus
– Tabapuã
Entre as principais raças de gado de leite, podemos destacar:
– Holandesa
– Girolando
– Jersey
– Zebu Leiteiras
– Pardo Suíço
Um dos principais fatores do crescimento da pecuária nacional está diretamente ligado ao melhoramento genético.Inegavelmente, as técnicas de reprodução bovina como a inseminação artificial em tempo fixo, aspiração folicular e a transferência de embriões ajudaram nesse crescimento. Portanto, com elas, é possível a introdução dos animais superiores no rebanho.
O melhoramento genético do gado, com técnicas de seleção de reprodutores propiciam:
– Alcançar maior ganho de peso
– Melhorar o desempenho
– Habilidade materna
– Qualidade da carne
– Atingir a precocidade sexual mais cedo...
OBS:Se não investirmos de forma séria na educação, saúde, agricultura, infraestruturas rodoviárias, energias renováveis, investigação científica e turismo, dificilmente trilharemos o caminho do desenvolvimento.
É importante também lembrar que: os agricultores são os maiores investidores no desenvolvimento da agricultura dos seus países portanto devem ser o foco de toda estratégia de aumento dos investimentos agrícolas mas para isso eles precisam de uma ambiente favorável para investimentos agrícola baseado nos incentivos econômicos e com perspectivas de desenvolvimento. Os Governos também tem uma responsabilidade especial para ajudar os pequenos produtores agrícolas a superar os obstáculos que encontrarem na expansão dos seu capital produtivo e assegurar o investimento em longa escala em agricultura o que proporcionará um beneficio social e um desenvolvimento sustentável. E, é claro, além de tudo isso, investir na agricultura também propicia retorno ao investidor.

Nenhum comentário: