quarta-feira, 19 de março de 2025

Em Sorocaba, presidente Lula visita a fábrica da Toyota

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou na terca-feira, 18 de março, a fábrica da empresa automotiva Toyota, em Sorocaba (SP). Primeira unidade fora do Japão, a fábrica está há 67 anos no Brasil e atualmente passa por obras de expansão. Até 2030, a empresa investirá R$11,5 bilhões no país, incluindo a construção da nova fábrica para produção de modelos híbridos-flex.
Com previsão para começar a operar em 2026, a nova fábrica terá capacidade produtiva de 100 mil carros por ano, um aumento de 50% em relação ao atual parque fabril de Sorocaba.
Então, em seu discurso, o vice-presidente destacou que a maior comunidade japonesa fora do Japão está no Brasil. “São 130 anos de amizade. E nós estamos na maior montadora de automóveis do mundo, a primeira do mundo em eletrificação, na vanguarda, na inovação, da pesquisa, da excelência”, disse Alckmin.
A estimativa da empresa é de geração de mais de 2 mil empregos diretos até 2030, 500 deles até 2026, e de mais de 10 mil empregos levando em conta os indiretos.
Este é o maior investimento da história da empresa em solo brasileiro e envolve a promoção da descarbonização e novas tecnologias de eletrificação, com expansão da capacidade produtiva, novos veículos com tecnologia Híbrida Flex e um novo compacto produzido no Brasil. Segundo o presidente da Toyota, Evandro Maggio, a empresa exporta para 23 países, reforçando o papel do país como um polo industrial estratégico para a região.
Vale ressaltar que estamos alinhados com as diretrizes dos programas do Combustível do Futuro e do Mover, já que somos pioneiros no desenvolvimento e fabricação da tecnologia híbrida-flex. Reconhecemos também a importância dos programas Mover e Nova Indústria Brasil, que trazem diretrizes fundamentais para a reindustrialização verde de nosso país”, lembrou o presidente da Toyota.

Nenhum comentário: