Seguidores

domingo, 4 de janeiro de 2015

Cuidado com as fofocas

A fofoca é o mais desprezível dos vícios; pois, por não poder influenciar o espírito e o caráter dos sábios, rasteja como uma serpente venenosa.

A fofoca é um fator inerente à vida de qualquer sociedade, seja ela primitiva ou desenvolvida. No Brasil, travestida da preocupação com a verdade, a fofoca ganha especial notoriedade. Ela se manifesta através da esperteza de falsos "especialistas" que destilam inveja, ódio, despeito, ciúme, vingança e maldade.

São críticos da vida alheia que não conseguem ver nada de positivo na beleza, no talento de outras pessoas, a não ser nos próprios atos. Além deles, há os ociosos, que por nada fazerem, se aprimoram na arte de criar notícias, informações, contra-informações, intrigas e ofensas imaginárias.

As fofocas contaminam os bons costumes.
Aqui, justifica-se a sábia análise de Platão, um dos pais da filosofia grega: “Os sábios falam porque têm algo a dizer; os tolos, porque têm de dizer algo".

As fofocas, dificilmente, têm propósito construtivo, educativo ou mesmo, corretivo. os fofoqueiros ignoram o momento de encerrar a busca por novas informações; além disso, eles geralmente as modificam e enfeitam antes de transmiti-las, com o propósito de torná-las um salvo-conduto, apto a lhes assegurar vantagens e lucros pessoais, mesmo que não sejam duradouros.

Alguém diz algo a outra pessoa sobre uma terceira (ausente).Quando se perceber tentado a dar ouvidos a fofoqueiros..Vamos fazer o seguinte:se for inevitável.fofoque positivamente e de preferencia com a pessoa presente.

Nenhum comentário: