Visando a especialização e a qualificação dos servidores públicos o Governo do Rio Grande do Norte prorrogou até 11 de agosto as inscrições do processo seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Gestão Pública. São 90 vagas destinadas ao funcionalismo público estadual, sendo uma turma realizada em Natal e outra em Mossoró, cada uma com 45 alunos.
A pós-graduação é ofertada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), em convênio celebrado com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Funcitern). As inscrições devem ser feitas através do site www.escoladegoverno.rn.gov.br, onde é também possível consultar na íntegra o edital do processo seletivo, bem como suas retificações.
Estamos prorrogando as inscrições, na expectativa de que mais servidores agarrem essa oportunidade. O curso de Pós-Graduação é uma demanda recorrente dos servidores e queremos poder qualificar nosso corpo técnico cada vez mais. Se especializar na área de Gestão Pública pode otimizar não só as atividades cotidianas do servidor e conceder progressões na carreira, como também causar melhorias na prestação dos serviços entregues à população”, anseia o secretário estadual da Administração, Pedro Lopes.
Podem concorrer os servidores ocupantes de cargo efetivo, que já tenham concluído alguma graduação, não se econtrem em período de estágio probatório e possuam, no mínimo, mais três anos de efetivo serviço público antes de se aposentar.
Importante ressaltar que no ato da inscrição, o candidato precisa preencher os dados exigidos no formulário, assim como anexar, em formato PDF, um pré-projeto de pesquisa, que trata da proposta de pesquisa que o aluno pretende desenvolver durante o período letivo da pós-graduação. Nesse pré-projeto, cujo modelo está disponível no Anexo 01 do Edital, devem ser apresentados elementos como justificativa, objetivos geral e específicos, metodologia sugerida, cronograma de execução e bibliografia, entre outros.
Conforme diretrizes do edital, o candidato precisa submeter esse pré-projeto, que nada mais é do que um documento em texto de até cinco páginas somente, onde ele apresenta uma ideia de pesquisa, que é aquela que vai trabalhar durante todo o curso. Essa atividade é comum a qualquer curso de pós-graduação e que, no decorrer do período em que estiver matriculado, vai sendo moldado a partir das orientações obtidas junto ao corpo docente, especialmente com o professor que for escolhido para ser o orientador da atividade”, explica João Emanuel Evangelista, diretor-geral da EGRN.
Para aqueles que possuem dúvidas quanto a como desenvolver seus projetos, a Escola de Governo vai promover uma oficina no dia 17 de julho, às 8h, por videoconferência, com o professor da UERN, José Orlando Costa Nunes, que vai ser o coordenador da turma de Natal da Especialização. As inscrições para participar da “Oficina Técnica para o Projeto de Pesquisa em Gestão” podem ser feitas pelo link https://suap.rn.gov.br/eventos/inscricao/146/
Sobre a Pós
O curso de Especialização em Gestão Pública tem por finalidade atualizar e qualificar servidores estaduais em efetivo exercício de funções públicas. A formação permitirá aos discentes desenvolverem competências em áreas como planejamento estratégico, gestão de projetos, elaboração e análise de políticas públicas, administração financeira e orçamentária, além de liderança e tomada de decisões qualificadas. Essas habilidades são consideradas fundamentais para promover uma gestão eficiente, transparente e responsável dos recursos públicos, garantindo a prestação de serviços de qualidade à população.
Os aprovados na seleção arcarão com 10% do custo unitário do curso, por vaga, cujo valor será descontado em folha de pagamento, no período de 12 meses consecutivos, enquanto os 90% restantes serão custeados pelo Governo do Estado, através do Fundo de Desenvolvimento de Pessoal (Fundespe). Servidores aprovados na seleção que comprovem ganhar até dois salários mínimos, entretanto, ficarão isentos das parcelas, devendo assim anexar uma cópia do contracheque junto à documentação de inscrição.
A matriz curricular do curso compreende um total de 450 horas/aulas, distribuídas em 18 meses de execução. As aulas serão realizadas de modo quinzenal, nas sextas-feiras à tarde e, nos sábados, pela manhã e à tarde. Em Natal, a Especialização será realizada na sede da EGRN, no Centro Administrativo e, em Mossoró, na Faculdade de Ciências Econômicas (Facem) do Campus Central da UERN.
Com a prorrogação das inscrições, as aulas inaugurais das duas turmas sofreram alteração. As novas datas de início dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública são 13 de setembro, em Natal, e 20 de setembro, em Mossoró.
Nenhum comentário:
Postar um comentário