Seguidores

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Adora café? Café, a bebida preferida dos brasileiros...Já tomou o seu cafezinho hoje?

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para água, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Ninguém produz mais café do que o Brasil.
O Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial de café. E mais: ocupamos a liderança nesse quesito há 150 anos. Somente em 2012 foram produzidas 50 milhões de sacas, totalizando impressionantes 3 milhões de toneladas de café. Desse montante, o café do tipo arábica é o mais produzido, correspondendo a 70%.
Com cerca de 35% do mercado, o Brasil está muito à frente do segundo colocado, o Vietnã, que detém 12% da produção mundial de café. Outros países que se destacam no cultivo desta planta são a Colômbia (10%), a Indonésia (7%) e a Etiópia (4%), segundo dados da Organização Internacional do Comércio.
Benefícios da bebida à saúde!
O café acelera o metabolismo e a queima de gordura. De acordo com um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition e no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, a queima de gordura ocorre devido à ativação do sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. A cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, que dilui as células de gordura e as libera para o sangue.
O efeito termogênico também é bastante apontado quando se fala em emagrecimento e café. E apesar de ele ser importante por acelerar o metabolismo, é importante lembrar que os alimentos não são consumidos em quantidade suficiente para sozinho promoverem o emagrecimento.
 
Evita problemas respiratórios
A cafeína possui um efeito broncodilatador e reduz a fadiga dos músculos respiratórios. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café, diversos estudos comprovam que a probabilidade dos consumidores moderados de café desenvolver os sintomas usuais de asma é, em média, 30% menor do que os não consumidores. Após o consumo moderado do café, há uma melhora na função pulmonar por até 2h. Pesquisas também mostram que reduzem os sintomas e podem prevenir manifestações da doença.

Nenhum comentário: