A Ética se restringe ao campo particular do caráter e da conduta humana, à medida em que se relacionada a certos princípios morais, em termos gerais, a Ética e a Moral são valores do homem livre. A Moral, por seu turno, é o conjunto de normas que regulam o comportamento dos homens em Sociedade. No primeiro, Moral um conjunto de valores. Na ética, um conjunto de normas. A Ética é a forma pela qual o homem deve se comportar no meio social. É a ciência da conduta humana. Está ela intimamente relacionada ao caráter das pessoas. A Ética seria a ciência que estuda a conduta humana e a moral seria a qualidade desta conduta.
Os recentes episódios ocorridos no parlamento brasileiro e fartamente expostos pela mídia demonstram a total falta de compromisso com interesses coletivos e cristaliza a crise moral. Nossos representantes no parlamento parecem preocupar-se tão somente com a própria manutenção no poder e obtenção de vantagens pessoais, conduzindo-se por uma inclinação devassa que chega a enojar. Enfim, toda essa sorte de mazelas que parece demonstrar que o povo brasileiro vive num enorme carnaval de bandalheiras, numa incessante orgia de falcatruas que se repetem com frequência tal que, cerca de dois ou três meses do último escândalo, já não se tem mais lembrança dos detalhes dos primeiros.
Essa realidade assaz desesperadora, ao mesmo tempo em que desencanta e desestimula, permite que possamos refletir sobre as fontes dos infortúnios brasileiros, entre as quais a crescente crise moral. Não bastasse a inflação e a vergonhosa posição do Brasil em todos os indicadores de desenvolvimento e civilidade, as notícias veiculadas pela mídia nos últimos tempos nos levam a concluir que vivemos em estado de barbárie. À roubalheira desenfreada e pluripartidária na Petrobras e outras que por certo virão.Tudo isso força-nos à uma profunda reflexão.