Seguidores

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Lula diz que buscará unir o Brasil; leia íntegra do discurso

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o primeiro discurso como presidente eleito do Brasil ainda na noite deste domingo (30), pouco depois do resultado das urnas serem anunciados. Em cerca de 20 minutos, ele fez diversas projeções para o mandato que será iniciado em 1º de janeiro de 2023.


Não interessa a ninguém viver em uma família onde reina a discórdia. É hora de reunir de novo as famílias, refazendo os laços de amizade, rompidas pela propagação criminosa do ódio. 
A ninguém interessa viver num país dividido e em permanente estado de guerra. Este país precisa de paz e de união”, afirmou Lula, no primeiro discurso.
O petista afirmou que vai governar para todos os brasileiros e não apenas para quem votou nele. “Não existem dois Brasis. Somos um único país, um único povo, uma grande nação. No que depender de nós, não faltará amor. Vamos cuidar com muito carinho desse Brasil e do povo brasileiro”, assegurou.
Lula ainda citou o resultado da eleição reforçou o compromisso do brasileiro com a democracia. “Neste 30 de outubro histórico, a maioria do povo brasileiro deixou bem claro que deseja mais, e não menos, liberdade, igualdade e fraternidade em nosso país. O povo brasileiro mostrou hoje que deseja mais do que exercer o direito sagrado de escolher quem vai governar a sua vida. Ele quer participar ativamente das decisões do governo”, disse.
Leia o pronunciamento na íntegra:
Meus amigos e minhas amigas.
Chegamos ao final de uma das mais importantes eleições da nossa história. Uma eleição que colocou frente a frente dois projetos opostos de país, e que hoje tem um único e grande vencedor: o povo brasileiro.
Esta não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram nessa campanha. É a vitória de um imenso movimento democrático que se formou, acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais e das ideologias, para que a democracia saísse vencedora.
Neste 30 de outubro histórico, a maioria do povo brasileiro deixou bem claro que deseja mais – e não menos democracia.
Deseja mais – e não menos inclusão social e oportunidades para todos. Deseja mais – e não menos respeito e entendimento entre os brasileiros. Em suma, deseja mais – e não menos liberdade, igualdade e fraternidade em nosso país.
O povo brasileiro mostrou hoje que deseja mais do que exercer o direito sagrado de escolher quem vai governar a sua vida. Ele quer participar ativamente das decisões do governo.
O povo brasileiro mostrou hoje que deseja mais do que o direito de apenas protestar que está com fome, que não há emprego, que o seu salário é insuficiente para viver com dignidade, que não tem acesso a saúde e educação, que lhe falta um teto para viver e criar seus filhos em segurança, que não há nenhuma perspectiva de futuro.
O povo brasileiro quer viver bem, comer bem, morar bem. Quer um bom emprego, um salário reajustado sempre acima da inflação, quer ter saúde e educação públicas de qualidade.
Quer liberdade religiosa. Quer livros em vez de armas. Quer ir ao teatro, ver cinema, ter acesso a todos os bens culturais, porque a cultura alimenta nossa alma.
O povo brasileiro quer ter de volta a esperança.
É assim que eu entendo a democracia. Não apenas como uma palavra bonita inscrita na Lei, mas como algo palpável, que sentimos na pele, e que podemos construir no dia-dia...
Foi essa democracia, no sentido mais amplo do termo, que o povo brasileiro escolheu hoje nas urnas. Foi com essa democracia – real, concreta – que nós assumimos o compromisso ao longo de toda a nossa campanha...E é essa democracia que nós vamos buscar construir a cada dia do nosso governo. Com crescimento econômico repartido entre toda a população, porque é assim que a economia deve funcionar – como instrumento para melhorar a vida de todos, e não para perpetuar desigualdades.
A roda da economia vai voltar a girar, com geração de empregos, valorização dos salários e renegociação das dívidas das famílias que perderam seu poder de compra.

A roda da economia vai voltar a girar com os pobres fazendo parte do orçamento. Com apoio aos pequenos e médios produtores rurais, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas....Com todos os incentivos possíveis aos micros e pequenos empreendedores, para que eles possam colocar seu extraordinário potencial criativo a serviço do desenvolvimento do país....É preciso ir além. Fortalecer as políticas de combate à violência contra as mulheres, e garantir que elas ganhem o mesmo salários que os homens no exercício de igual função...Enfrentar sem tréguas o racismo, o preconceito e a discriminação, para que brancos, negros e indígenas tenham os mesmos direitos e oportunidades.
Só assim seremos capazes de construir um país de todos. Um Brasil igualitário, cuja prioridade sejam as pessoas que mais precisam.
Um Brasil com paz, democracia e oportunidades.
Minhas amigas e meus amigos.
A partir de 1º de janeiro de 2023 vou governar para 215 milhões de brasileiros, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somo um único país, um único povo, uma grande nação.
Não interessa a ninguém viver numa família onde reina a discórdia. É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio.
A ninguém interessa viver num país dividido, em permanente estado de guerra.
Este país precisa de paz e de união. Esse povo não quer mais brigar. Esse povo está cansado de enxergar no outro um inimigo a ser temido ou destruído.
É hora de baixar as armas, que jamais deveriam ter sido empunhadas. Armas matam. E nós escolhemos a vida.
O desafio é imenso. É preciso reconstruir este país em todas as suas dimensões. Na política, na economia, na gestão pública, na harmonia institucional, nas relações internacionais e, sobretudo, no cuidado com os mais necessitados.
É preciso reconstruir a própria alma deste país. Recuperar a generosidade, a solidariedade, o respeito às diferenças e o amor ao próximo.
Trazer de volta a alegria de sermos brasileiros, e o orgulho que sempre tivemos do verde-amarelo e da bandeira do nosso país. Esse verde-amarelo e essa bandeira que não pertencem a ninguém, a não ser ao povo brasileiro.
Nosso compromisso mais urgente é acabar outra vez com a fome. Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer, ou que consumam menos calorias e proteínas do que o necessário.
Se somos o terceiro maior produtor mundial de alimentos e o primeiro de proteína animal, se temos tecnologia e uma imensidão de terras agricultáveis, se somos capazes de exportar para o mundo inteiro, temos o dever de garantir que todo brasileiro possa tomar café da manhã, almoçar e jantar todos os dias.
Este será, novamente, o compromisso número 1 do nosso governo.
Não podemos aceitar como normal que famílias inteiras sejam obrigadas a dormir nas ruas, expostas ao frio, à chuva e à violência.
Por isso, vamos retomar o Minha Casa Minha Vida, com prioridade para as famílias de baixa renda, e trazer de volta os programas de inclusão que tiraram 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza.
O Brasil não pode mais conviver com esse imenso fosso sem fundo, esse muro de concreto e desigualdade que separa o Brasil em partes desiguais que não se reconhecem. Este país precisa se reconhecer. Precisa se reencontrar consigo mesmo.
Para além de combater a extrema pobreza e a fome...Então, vamos restabelecer o diálogo neste país...É preciso retomar o diálogo com o Legislativo e Judiciário. Sem tentativas de exorbitar, intervir, controlar, cooptar, mas buscando reconstruir a convivência harmoniosa e republicana entre os três poderes....A normalidade democrática está consagrada na Constituição. É ela que estabelece os direitos e obrigações de cada poder, de cada instituição, das Forças Armadas e de cada um de nós...A Constituição rege a nossa existência coletiva, e ninguém, absolutamente ninguém, está acima dela, ninguém tem o direito de ignorá-la ou de afrontá-la...Também é mais do que urgente retomar o diálogo entre o povo e o governo...Por isso vamos trazer de volta as conferências nacionais. Para que os interessados elejam suas prioridades, e apresentem ao governo sugestões de políticas públicas para cada área: educação, saúde, segurança, direitos da mulher, igualdade racial, juventude, habitação e tantas outras...Vamos retomar o diálogo com os governadores e os prefeitos, para definirmos juntos as obras prioritárias para cada população...Não interessa o partido ao qual pertençam o governador e o prefeito. Nosso compromisso será sempre com melhoria de vida da população de cada estado, de cada município deste país...Vamos também reestabelecer o diálogo entre governo, empresários, trabalhadores e sociedade civil organizada, com a volta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social...Ou seja, as grandes decisões políticas que impactem as vidas de 215 milhões de brasileiros não serão tomadas em sigilo, na calada da noite, mas após um amplo diálogo com a sociedade...Acredito que os principais problemas do Brasil, do mundo, do ser humano, possam ser resolvidos com diálogo, e não com força bruta...Que ninguém duvide da força da palavra, quando se trata de buscar o entendimento e o bem comum.

Meus amigos e minhas amigas.

Nas minhas viagens internacionais, e nos contatos que tenho mantido com líderes de diversos países, o que mais escuto é que o mundo sente saudade do Brasil.

Saudade daquele Brasil soberano, que falava de igual para igual com os países mais ricos e poderosos. E que ao mesmo tempo contribuía para o desenvolvimento dos países mais pobres.

O Brasil que apoiou o desenvolvimento dos países africanos, por meio de cooperação, investimento e transferência de tecnologia.

Que trabalhou pela integração da América do Sul, da América Latina e do Caribe, que fortaleceu o Mercosul, e ajudou a criar o G-20, a UnaSul, a Celac e os BRICS.
Hoje nós estamos dizendo ao mundo que o Brasil está de volta. Que o Brasil é grande demais para ser relegado a esse triste papel de pária do mundo.

Vamos reconquistar a credibilidade, a previsibilidade e a estabilidade do país, para que os investidores – nacionais e estrangeiros – retomem a confiança no Brasil. Para que deixem de enxergar nosso país como fonte de 
lucro imediato e predatório, e passem a ser nossos parceiros na retomada do crescimento econômico com inclusão social e sustentabilidade ambiental.
Queremos um comércio internacional mais justo. Retomar nossas parcerias com os Estados Unidos e a União Europeia em novas bases. Não nos interessam
acordos comerciais que condenem nosso país ao eterno papel de exportador de commodities e matéria prima.
Vamos re-industrializar o Brasil, investir na economia verde e digital, apoiar a criatividade dos nossos empresários e empreendedores. Queremos exportar também conhecimento.
Vamos lutar novamente por uma nova governança global, com a inclusão de mais países no Conselho de Segurança da ONU e com o fim do direito a veto, que prejudica o equilíbrio entre as nações.
Estamos prontos para nos engajar outra vez no combate à fome e à desigualdade no mundo, e nos esforços para a promoção da paz entre os povos.
O Brasil está pronto para retomar o seu protagonismo na luta contra a crise climática, protegendo todos os nossos biomas, sobretudo a Floresta Amazônica.
Em nosso governo, fomos capazes de reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia, diminuindo de forma considerável a emissão de gases que provocam o aquecimento global.
Agora, vamos lutar pelo desmatamento zero da Amazônia
O Brasil e o planeta precisam de uma Amazônia viva. Uma árvore em pé vale mais do que toneladas de madeira extraídas ilegalmente por aqueles que pensam apenas no lucro fácil, às custas da deterioração da vida na Terra.
Um rio de águas límpidas vale muito mais do que todo o ouro extraído às custas do mercúrio que mata a fauna e coloca em risco a vida humana.
Quando uma criança indígena morre assassinada pela ganância dos predadores do meio ambiente, uma parte da humanidade morre junto com ela.
Por isso, vamos retomar o monitoramento e a vigilância da Amazônia, e combater toda e qualquer atividade ilegal – seja garimpo, mineração, extração de madeira ou ocupação agropecuária indevida.
Ao mesmo tempo, vamos promover o desenvolvimento sustentável das comunidades que vivem na região amazônica. Vamos provar mais uma vez que é possível gerar riqueza sem destruir o meio ambiente.
Estamos abertos à cooperação internacional para preservar a Amazônia, seja em forma de investimento ou pesquisa científica. Mas sempre sob a liderança do Brasil, sem jamais renunciarmos à nossa soberania.
Temos compromisso com os povos indígenas, com os demais povos da floresta e com a biodiversidade. Queremos a pacificação ambiental.
Não nos interessa uma guerra pelo meio ambiente, mas estamos prontos para defendê-lo de qualquer ameaça.
Meus amigos e minhas amigas.
O novo Brasil que iremos construir a partir de 1º de janeiro não interessa apenas ao povo brasileiro, mas a todas as pessoas que trabalham pela paz, a solidariedade e a fraternidade, em qualquer parte do mundo.
Na última quarta-feira, o Papa Francisco enviou uma importante mensagem ao Brasil, orando para que o povo brasileiro fique livre do ódio, da intolerância e da violência.
Quero dizer que desejamos o mesmo, e vamos trabalhar sem descanso por um Brasil onde o amor prevaleça sobre o ódio, a verdade vença a mentira, e a esperança seja maior que o medo.
Todos os dias da minha vida eu me lembro do maior ensinamento de Jesus Cristo, que é o amor ao próximo. Por isso, acredito que a mais importante virtude de um bom governante será sempre o amor – pelo seu país e pelo seu povo.
No que depender de nós, não faltará amor neste país. Vamos cuidar com muito carinho do Brasil e do povo brasileiro. Viveremos um novo tempo. De paz, de amor e de esperança.
Um tempo em que o povo brasileiro tenha de novo o direito de sonhar. E as oportunidades para realizar aquilo que sonha.
Para isso, convido a cada brasileiro e cada brasileira, independentemente em que candidato votou nessa eleição. Mais do que nunca, vamos juntos pelo Brasil, olhando mais para aquilo que nos une, do que para nossas diferenças.
Sei a magnitude da missão que a história me reservou, e sei que não poderei cumpri-la sozinho. Vou precisar de todos – partidos políticos, trabalhadores, empresários, parlamentares, govenadores, prefeitos, gente de todas as religiões. Brasileiros e brasileiras que sonham com um Brasil mais desenvolvido, mais justo e mais fraterno.
Volto a dizer aquilo que disse durante toda a campanha. Aquilo que nunca foi uma simples promessa de candidato, mas sim uma profissão de fé, um compromisso de vida:
O Brasil tem jeito. Todos juntos seremos capazes de consertar este país, e construir um Brasil do tamanho dos nossos sonhos – com oportunidades para transformá-los em realidade.
Maus uma vez, renovo minha eterna gratidão ao povo brasileiro. Um grande abraço, e que Deus abençoe nossa jornada.”

Macron, Biden e Boric: líderes internacionais cumprimentam Lula pela vitória à Presidência

Em vários países e políticos brasileiros parabenizaram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória no segundo turno das eleições, neste domingo (30).
O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, parabenizou o presidente recém eleito. Pelas redes sociais, FHC disse que “venceu a democracia, venceu o Brasil!”
Candidato à Presidência no primeiro turno pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes cumprimentou Lula pelas redes sociais. “Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro”, disse.
Apoio internacional.
Diversos líderes internacionais já manifestaram apoio ao presidente eleito. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumprimentou a vitória de Lula por meio de nota.
Envio meus cumprimento a Luiz Inácio Lula da Silva em sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil por meio de eleições livres, justas e confiáveis. Espero que trabalhemos juntos para continuarmos a cooperação entre os dois países nos meses e anos a seguir”.
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que ambos enfrentarão unidos “muitos desafios comuns”.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, também usou o twitter para parabenizar o presidente eleito.
Ao cumprimentar Lula, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau afirmou que “está ansioso para trabalhar” com o futuro presidente.
“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”
O presidente do Panamá, Nito Cortizo, afirmou esperar que os países continuem “trilhando juntos o caminho da amizade e da cooperação em benefício de nossas nações”.
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, também parabenizou Lula pela vitória, por meio do Twitter: “Parabéns, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela vitória nas eleições! Estamos felizes com a perspectiva de ampliarmos juntos e aprofundarmos ainda mais as relações Brasil-Alemanha”.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou que comemora “a vitória do povo brasileiro” com a eleição de Lula para a Presidência da República.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

WhatsApp tem falha na madrugada desta terça-feira; Meta diz que problema foi resolvido

O aplicativo de mensagens WhatsApp parou de funcionar em várias partes do mundo nesta terça-feira (25)....As queixas começaram por volta das 4h (no horário de Brasília) e os relatos de normalização, às 6h....A Meta, dona do WhatsApp, admitiu as falhas, mas disse que o problema já foi resolvido...Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para enviar mensagens hoje. Nós consertamos o problema e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse um porta-voz da empresa à agência de notícias Reuters.....O site “Downdetector”, que reúne relatos de falhas em diversos aplicativos e plataformas, registrou um pico de queixas sobre o WhatsApp por volta das 5h, no horário de Brasília (veja na imagem abaixo). Às 5h24, foram 7,8 mil queixas no Brasil. Na Índia, foram 11 mil queixas às 5h50. No Reino Unido, 68 mil.

Nenhum eleitor poderá ser preso a partir desta terça-feira

A partir de hoje (25), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de “flagrante delito” ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Está também prevista prisão para pessoas que impeçam o direito de as pessoas transitarem livremente. As medidas valem até 48 horas após o segundo turno das eleições, conforme previsto no Código Eleitoral.
De acordo com o Artigo 236, membros das mesas receptoras e fiscais de partido também não poderão ser detidos ou presos durante o exercício de suas funções, “salvo caso de flagrante delito”.
Segundo a legislação, nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, “prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto [direito de transitar livremente]”.
Caso ocorra “qualquer prisão”, o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente, a quem caberá verificar a ilegalidade da detenção. Confirmada a ilegalidade, caberá ao juiz relaxar a prisão e responsabilizar eventuais coautores da detenção.

TSE envia ao TCU boletins de urna para realização de auditoria

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu hoje (24) a entrega de 4,1 mil boletins de urna do primeiro turno das eleições ao Tribunal de Contas da União (TCU). Os documentos fazem parte de uma das etapas de auditoria do TCU sobre o pleito.
O trabalho de auditoria realizado pelos técnicos do TCU consiste na análise dos boletins, que são emitidos pelas urnas eletrônicas ao final do dia de votação e possuem os dados da totalização dos votos. Segundo os auditores, para obter resultado de 99% de certeza sobre a integridade dos boletins, é necessária a checagem dos 4 mil documentos.
A auditoria do TCU sobre o resultado das eleições deve ser encerrada no início do ano que vem.
De acordo com o tribunal, a atuação da Corte de contas no trabalho de auditoria das urnas tem o intuito de garantir a confiabilidade das informações públicas repassadas à sociedade. O tribunal também faz parte da comissão de transparência das eleições, grupo que é presidido pelo TSE.
Fonte = Agência Brasil

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Sine tem 63 vagas de emprego para Natal e mais três cidades do RN, incluindo Caicó

O Sistema Nacional de Empregos do Rio Grande do Norte (Sine-RN) está oferecendo 59 vagas de emprego para Natal, Mossoró, João Câmara e Caicó a partir desta terça-feira (18).
Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via internet no Portal Emprega Brasil, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, ou nos aplicativos “Sine Fácil” e “Carteira de Trabalho Digital”, disponíveis para Android e IOS.
Em caso de dúvidas quanto à disponibilidade de vagas, os interessados podem entrar em contato com o Sine pelos telefones (84) 3190-0783 e 3190-0788. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30, na Unidade Matriz, em Candelária.
Veja vagas por município:
NatalATENDENTE DE LANCHONETE 01
CHAPEIRO 01
PADEIRO 05
PROMOTOR DE VENDAS 02
VENDEDOR INTERNO 10
VENDEDOR PRACISTA 30
Vagas para Pessoas com Deficiência – PCDPROMOTOR DE VENDAS 02
CaicóAUXILIAR DE LIMPEZA 01
MossoróAJUDANTE DE MOTORISTA 02
AUXILIAR DE MECÂNICO DE AUTOS 01
INSPETOR DE MANUTENÇÃO (MECÂNICA) 01
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL 01
MOTORISTA CARRETEIRO 02
RECEPCIONISTA SECRETÁRIA 01
REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO 01
João CâmaraVENDEDOR PRACISTA 02
Fonte= g1 RN

Faltam 9 dias para etapa final do pleito de 2022; TSE alerta para horário de votação nos estados brasileiros

No dia 30 de outubro, data do segundo turno das Eleições 2022, mais de 156 milhões de brasileiras e brasileiros retornam às urnas para escolher o presidente da República que comandará o Brasil pelos próximos quatro anos. Eleitoras e eleitores de 12 estados do Brasil também votarão para eleger o novo governador. E, assim como no primeiro turno, a votação ocorrerá ao mesmo tempo nos 5.570 municípios do país: das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
O horário unificado de votação nos 26 estados e no Distrito Federal é uma das novidades das Eleições 2022. Isso faz com que todas as seções eleitorais funcionem simultaneamente. Por isso, municípios com fusos diferentes terão de se adequar ao horário da capital federal. A mudança decorre de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021, que foi incluída na Resolução TSE nº 23.669.
Pela nova regra, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7h às 16h do horário local. No Acre, acontecerá das 6h às 15h do horário local.
Em 11 municípios do Amazonas, que seguem o fuso do Acre, a votação também começará às 6h e terminará às 15h do horário local. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Nos outros 51 municípios do estado, será das 7h às 16h.
E o eleitorado de Fernando de Noronha (PE), por sua vez, irá às urnas das 9h às 18h também do horário local. Tudo isso para coincidir com o horário de Brasília.
Já as 181 localidades no exterior em que ocorrerá eleição seguirão o horário original (das 8h às 17h) de acordo com o fuso local.
Escolha do presidente
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e pessoas com 16 e 17 anos.
No primeiro turno, entre os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 57.259.504 votos (48,43%) e Jair Messias Bolsonaro (PL) conquistou 51.072.345 (43,20%). Os votos válidos alcançaram 118.229.719 (95,59%). Foram registrados 1.964.779 votos em branco (1,59%) e 3.487.874 votos nulos (2,82%). A abstenção chegou a 20,95%.
Também haverá segundo turno para governador nos seguintes estados:Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União)
Amazonas: Wilson Lima (União) x Eduardo Braga (MDB)
Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União)
Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL)
Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)
Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB)
Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB)
Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB)
Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União) x Marcos Rogerio (PL)
Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)
Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD)
São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 85 milhões

O concurso 2.530 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (18) no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 14 – 17 – 18 – 28 – 30 – 44.
O próximo concurso (2.531), na quinta (20), deve pagar prêmio de R$ 85 milhões.
A quina teve 80 ganhadores e cada um vai receber R$ 47.236,83. Os 6.922 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 779,90.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.
A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.
O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.
Fonte= Agência Brasil

Final de semana terá pancadas de chuva no litoral potiguar

A previsão para o final de semana é de pancadas de chuva, principalmente no sábado e domingo no litoral leste do Rio Grande do Norte, de acordo com as análises do Sistema de Monitoramento Hidrometereológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
O mês de outubro, climatologimanete, é um mês praticamente sem chuvas no estado. Porém, os efeitos do fenômeno La Ñina seguem atuando sob o território do Rio Grande do Norte ocasionando chuvas fracas no estado.
Em 2022, ao contrário dos últimos anos, ocorreram chuvas em todas as regiões do estado no mês de outubro. Esse cenário deverá se manter na segunda quinzena do mês e nos meses seguintes, novembro e dezembro. As chuvas no final de semana deverão ocorrer durante as madrugadas e início das manhãs”, explicou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia, Gilmar Bristot.
As condições dos oceanos Pacífico, com águas mais frias e Atlântico, com águas mais aquecidas estão favoráveis para a ocorrência de chuvas, em volumes normais até o final do ano. “A tendência, nesse momento, é de boas chuvas na estação pré-chuvosa e início de 2023”, analisou Bristot.
O Sistema de Monitoramento da Emparn, nos seguintes endereços eletrônicos: emparn.rn.gov.br, aba Metereologia, ou metereologia.emparn.rn.gov.br.
Previsão dia a dia

20/10/22 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral.
21/10/22 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral.
22/10/22 – sábado – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral.
23/10/22 – domingo – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

IFRN= Publicado Edital para Cursos Técnicos Educação de Jovens e adultos

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRN publicou, nesta quinta-feira (20), o Edital nº 47/2022 – PROEN, que anuncia o processo seletivo para Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada na modalidade Educação de Jovens e Adultos com ingresso no primeiro semestre de 2023, ao todo serão disponibilizadas (120 vagas) para os cursos, Agroecologia (40 vagas) Campus Ipanguaçu, Comércio (40 vagas) Campus Natal Zona-norte (40 vagas) e Manutenção e Suporte em Informática (40 vagas)Campus Santa Cruz.
Inscrições
Os interessados em participar da seleção, podem realizar sua inscrição através do Portal do Candidato, no período entre às 14h do dia 25/10 até as 23h59 do dia 21/11.
O período para requerimento da isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 30 (trinta reais), vai de 25 de outubro a 8 de novembro de 2022. Ao se inscrever, o candidato deverá selecionar o botão “Boleto”. A operação vai gerar um boleto bancário a ser pago até o dia 22 de novembro. Conforme o Edital, em hipótese alguma, o valor da inscrição será devolvido



Seleção

O preenchimento das vagas será através de processo classificatório e eliminatório realizado por meio de análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental dos candidatos inscritos, utilizando, para tanto, a média final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática obtidas pelo candidato no último ano do Ensino Fundamental, conforme o item 20 do Edital.

ProEJA

O programa tem por objetivo atender à demanda de acesso de jovens e adultos à educação profissional e tecnológica de forma articulada com a elevação da escolaridade, obtendo conhecimento para dar sequência aos estudos e também para atuar no mundo do trabalho.

RN tem 3º maior aumento de inscritos no Enem do Nordeste

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), porta de entrada para as universidades públicas e ingresso ao ensino superior, acontece em novembro. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o RN registrou o terceiro maior crescimento no número de inscritos para o Enem, somando 86.422 cadastrados.
No comparativo ao ano de 2021, que teve 80.427, ocorreu um aumento de 7, 45%, taxa que está acima da média nacional de 0,2 %, mas ainda menor em relação aos números registrados em edições anteriores.
O primeiro lugar no ranking de taxas de crescimento é ocupado por Sergipe. Apesar de apresentar o segundo menor total de inscritos este ano, o estado apresentou a maior taxa de crescimento com 16,86% pessoas a mais de inscrições. Em números absolutos, o estado saltou de 49.116 inscritos em 2021 para 57.396 inscritos na edição deste ano.
Fonte= Tribuna do Norte

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Ipec: Lula tem 50% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%

Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (17), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.
O novo levantamento foi feito entre sábado (15) e nesta segunda, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com o instituto, o cenário de segundo turno continua estável.Lula (PT): 50 %
Bolsonaro (PL): 43%
Branco e nulo: 5%
Não sabem/não responderam: 2%
Na pesquisa anterior do Ipec, divulgada dia 7 de outubro, Lula tinha 51%; Bolsonaro, 42%.
Se a eleição fosse hoje, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Este é o terceiro levantamento do Ipec após o primeiro turno das eleições. Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e segunda-feira (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.
No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.
Simulações anteriores de 2º turno
Antes do primeiro turno, que aconteceu em 2 de outubro, o Ipec também fez simulações de segundo turno. Na sondagem divulgada na véspera da votação, Lula tinha 52% das intenções de voto, e Bolsonaro, 37%.
A diretora do instituto, Márcia Cavallari, afirmou na semana passada, em entrevista à GloboNews, que não se deve fazer uma comparação entre os levantamentos anteriores ao primeiro turno e os posteriores. “Porque é uma nova situação, em que o eleitor se reposiciona”, explicou ela.
Da Fonte: g1

Previsão do tempo aponta para chance de chuvas no interior do RN nesta semana; confira

A previsão do tempo para essa semana em Natal é de temperatura mínima alternando entre 22º e 24º, enquanto a máxima irá atingir 31º. A probabilidade é que sejam dias de sol, com céu nublado durante o dia. Os ventos irão atingir entre 19 e 22km/h.Já no município de Mossoró, há probabilidade de pancadas de chuva à tarde na terça (18) e quarta (19). Na segunda, quinta e sexta, o clima será mais quente com 0% de probabilidade de chuva, com a umidade variando entre 36% e 96%. Em Caicó, município do seridó do Rio Grande do Norte, a temperatura varia entre 21º e pode chegar até 39º. Há previsão de pancadas de chuva à tarde na terça e na quarta. Já na segunda, quarta e sexta há 0% de probabilidade de chuva. A intensidade dos ventos no local pode chegar até 29km/h...Na cidade de Pau dos Ferros, a previsão é que haja chuva pela manhã, e a temperatura pode alternar entre 20º e 38º. A umidade do ar varia entre 23% e 86%.

Tribuna do Norte

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Governo do RN promove professores e anuncia pagamento de precatórios do Fundef

No Dia dos Professores, no sábado, 15 de outubro, o Diário Oficial do Rio Grande do Norte traz a promoção vertical de 1.615 profissionais que cursaram especialização, mestrado ou doutorado em Educação. Os contemplados passam a receber, a partir do mês de novembro, o salário com o acréscimo referente à progressão de carreira reivindicada pelos profissionais que têm o direito.
A medida atinge servidores efetivos nos cargos de Professor e de Especialista de Educação que desempenhem, no âmbito das unidades escolares de educação básica e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), incluindo as Diretorias Regionais de Ensino e Cultura (Direc) e as Diretorias Regionais de Alimentação Escolar (Drae), as atividades de docência ou as de apoio pedagógico à docência, compreendendo as funções educacionais de direção; administração; planejamento; inspeção; supervisão; orientação; e coordenação.
O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra ainda na sexta-feira (14) e, ao lembrar a data comemorativa, avisou também sobre o pagamento de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) ainda no mês de outubro.
Como professora que sou, investida no cargo de governadora, quero dedicar toda a minha gratidão e meu compromisso às professoras e professores, reafirmando nossa luta irrenunciável em prol da educação pública, gratuita e de qualidade. Isso só se faz com respeito e valorização profissional. Viva às professoras e professores. Contem com o nosso governo”, disse a governadora.

Inscrições para 240 vagas em cursos de especialização no IFRN começam nesta segunda-feira 17

A Coordenação de Acesso Discente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Cadis/IFRN) publicou na última sexta-feira 14 o Edital nº 42/2022, referente ao processo seletivo para os Cursos Superiores de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização.
As inscrições podem ser realizadas a partir das 14h de segunda-feira 17 até às 17h do dia 7 de novembro deste ano.
Ao todo, são ofertadas 240 vagas distribuídas entre os cursos de Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica, no Campus Caicó; Educação Ambiental e Geografia do Semiárido e Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica, no Campus João Câmara; Ensino de Ciências Naturais e Matemática, no Campus Macau; e Ensino de Ciências Naturais e Matemática e Ensino de Teatro, no Campus Parnamirim.

Governo do RN nomeia 360 novos policiais civis aprovados em concurso

Policiais civis RN — Foto: Divulgação/Polícia Civil RN
O governo do Rio Grande do Norte nomeou 360 novos policiais civis aprovados no último concurso da corporação em uma edição extra do Diário Oficial do Estado, publicada na noite de sábado (16).Foram nomeados 276 agentes, 45 delegados e 39 escrivães de Polícia Civil aprovados no curso de formação que começou no mês de maio. Eles terminaram a formação no início de setembro...A publicação da nomeação cumpre um calendário divulgado ainda em setembro pelo governo, que previa a nomeação dos candidatos no dia 15 de outubro e a posse nos cargos no dia 15 de novembro...A nomeação dos candidatos no segundo semestre de 2022, durante o período eleitoral, só foi possível por causa de um Termo de Acordo assinado pelos órgãos estaduais e pelo Ministério Público do RN e homologado judicialmente. O termo reconhece “interesse público demonstrado e inexistência de proibição legal”, segundo a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol)....Em maio, diante da possibilidade de os candidatos aprovados no curso de formação só serem convocados em 2023, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada para determinar que o estado nomeasse os candidatos ainda em 2022...Na ação, o MP reconheceu que a Lei das Eleições proíbe que os agentes públicos nomeiem servidores públicos nos três meses que o antecedem o pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade...Ainda assim, o MP alegava urgência devido o déficit de policiais na corporação. “O MPRN frisa que a recomposição do efetivo policial civil, longe de ser uma decisão administrativa discricionária, configura medida urgente e imperativa com vistas não apenas de evitar o colapso e viabilizar uma melhor prestação do serviço público, mas também de expandir esse serviço à nova realidade normativa”, disse o órgão em nota que divulgou a ação.https://7515252e8fa8f31395a52141daa984ec.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html..Ainda na ação, o MP afirmava que um levantamento da própria Polícia Civil apontou déficit de 75,09% de policiais civis no Rio Grande do Norte. Além disso, haveria 145 policiais civis aptos à aposentadoria voluntária, dos quais 29 estão próximos à idade limite de 75 anos...O edital do concurso público da Polícia Civil foi publicado no dia 25 de novembro de 2020. As provas seriam realizadas em março de 2021, no entanto, foram suspensas por causa da pandemia da Covid-19. O processo foi retomado no final de maio do mesmo ano e as provas foram realizadas em julho de 2021.
Fonte= g1 RN

Ufersa abre seleção com seis vagas para professor substituto

Estarão abertas entre os dias 18 e 27 de outubro de 2022 as inscrições para processo seletivo que oferece seis vagas para professor substituto da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa). Há vagas para profissionais das áreas de Agronomia, Matemática, Engenharia Química, Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Direito.
As inscrições devem ser realizadas por meio do site sistemas.ufersa.edu.br/concursos/publico.
O candidato poderá efetuar alterações ou correções em sua inscrição até o dia 27 de outubro de 2022, através do e-mail inscricoes.cpps@ufersa.edu.br, não sendo permitida nenhuma retificação após esta data.
Agora RN

Governo do RN inicia pagamento de outubro neste sábado

O Governo do RN adianta o pagamento integral do salário de outubro para quase 50% do funcionalismo estadual neste sábado (15), além de adiantar parte do salário para mais 30% dos servidores. Os 23 mil trabalhadores restantes também receberão dentro do mês trabalhado, no próximo dia 29.
O salário integral será depositado na conta de quem recebe até R$ 4 mil (valor bruto) e 30% do salário dos servidores que recebem acima desse valor, entre ativos, inativos e pensionistas, num total de R$ 157 milhões, além do pagamento integral do salário à categoria da Segurança Pública, correspondente a R$ 107 milhões.
No próximo dia 29, recebem o salário integral os servidores das pastas com recursos próprios e da Educação, além dos 70% restantes de quem recebe acima de R$ 4 mil, que somado ao valor de consignação, completam os quase R$ 299 milhões restantes da folha de R$ 563 milhões deste mês.

Caixa paga abono salarial a 1,1 milhão de trabalhadores nesta segunda-feira (17); saiba quem tem direito

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (17) o abono salarial para cerca de 1,1 milhão de trabalhadores. Os pagamentos abrangem benefícios que foram objeto de revisão de valor, que têm origem judicial ou que não foram retirados durante os calendários já encerrados, entre 2016 e 2020. Instituído pela Lei 7.998/90, o abono salarial equivale no máximo a um salário mínimo, atualmente R$ 1.212, pago aos profissionais que ganham até dois salários mínimos.
Os valores de pagamento variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base de referência. Nesse lote complementar, o valor médio a ser pago é de R$ 398,99, sendo de R$ 101 a R$ 1.212 por parcela. O crédito será feito diretamente em conta que o trabalhador possua na Caixa ou em conta poupança social digital aberta automaticamente em seu nome, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
A Caixa informa que, caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências. As parcelas não creditadas em conta ficarão disponíveis para recebimento até o dia 29 de dezembro.
A partir deste ano, a Caixa passou a atuar especificamente como agente pagador do abono salarial, cabendo ao Ministério do Trabalho e Previdência a gestão do programa e a habilitação dos trabalhadores que têm direito ao benefício.
Quem tem direito
Para receber o abono salarial, o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos:Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários-mínimos durante o ano-base;
Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
Ter seus dados informados pelo empregador (pessoa jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Lula tem 77% de chance de vitória, aponta fórmula que prevê resultado do 2º turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é franco favorito para se eleger presidente no próximo dia 30, de acordo com um modelo estatístico desenvolvido por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas. “A probabilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito neste ano é de 76,7%, o que deixa a Jair Bolsonaro (PL) uma chance de virada de 23,3%, mostra uma fórmula desenvolvida para prever o desfecho do segundo turno com base nos resultados do primeiro”, aponta reportagem de Uirá Machado, na Folha de S. Paulo. “Criado pelos cientistas políticos George Avelino, Guilherme A. Russo e Jairo T. P. Pimentel Junior, do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP, o modelo tem taxa de acerto elevada e funciona também para disputas estaduais e municipais”, acrescenta.

Candidato ao 2º turno não poderá ser preso a partir de sábado

A partir do próximo sábado (15), e até 48 horas após o pleito marcado para o dia 30 deste mês, nenhum dos candidatos que disputam o segundo turno das eleições poderá ser preso, a não ser que seja pego em flagrante delito.
A outra exceção é se pesar condenação por crime inafiançável, caso no qual a polícia poderá cumprir a ordem de prisão determinada pela Justiça. Também pode ser preso quem descumprir o salvo-conduto dos candidatos.
A regra que veda a prisão de candidatos nos 15 dias antes das eleições vale também para fiscais eleitorais, mesários e delegados de partidos. A norma também se aplica a eleitores, porém, com intervalo menor, de cinco dias antes até 48 horas após o pleito.
Dispositivo
A norma e as exceções constam do Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). A lógica do dispositivo, herdado de normas eleitorais mais antigas, é impedir que alguma autoridade utilize o seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições.
No caso de prisão de algum candidato, a partir do próximo sábado, a previsão é que o detido seja levado à presença de um juiz para que seja verificada a legalidade do ato. Caso seja constatada alguma ilegalidade, o responsável pela prisão pode ser responsabilizado. A pena prevista é de quatro anos de reclusão.
Neste ano, participarão do segundo turno das eleições gerais os candidatos a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, além de 24 candidatos que disputam os governos de 12 estados.

Pesquisa Genial/Quaest= Lula tem 54% e Bolsonaro, 46% dos votos válidos

O Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 54% dos votos válidos no 2º turno das eleições presidenciais, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13). O Presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece logo atrás, com 46% das intenções de voto.

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

TSE proíbe campanha de Bolsonaro de chamar Lula de ladrão

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do TSE, determinou há pouco a suspensão imediata de veiculação da propaganda eleitoral da campanha de Jair Bolsonaro que chama Lula de “corrupto” e “ladrão”. Sanseverino acolheu argumento da defesa do Lula de que se trata de “propaganda irregular”.
Verifica-se que, como alegado, a propaganda eleitoral impugnada é ilícita, pois atribui ao candidato à conduta de ‘corrupto’ e ‘ladrão’, não observando a legislação eleitoral regente e a regra de tratamento fundamentada na garantia constitucional da presunção de inocência ou não culpabilidade”, escreveu o ministro.
O ministro pontuou que, “não poderia a Justiça especializada permitir que os partidos políticos, coligação e candidatos participantes do pleito deixassem de observar direitos e garantias constitucionais do cidadão durante a exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito na rádio e na televisão, utilizando-se como justificativa a liberdade de expressão para realizar imputações que, em tese, podem caracterizar crime de calúnia, injúria ou difamação ou que não observem a garantia constitucional da presunção de inocência”.
Segundo Paulo Sanseverino, "a ilegalidade da propaganda impugnada encontra-se na utilização das expressões 'corrupto' e 'ladrão', atribuídas abusivamente' a Lula.

A mais esperada festa em Caicó/RN Nossa Senhora do Rosário começa nesta quinta

O evento que já ganhou ampla repercussão nas Redes Sociais a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário em Caicó, que começa nesta quinta-feira (13), e vai até o dia 23 de outubro. Abertura Oficial da Festa acontece no final da tarde saindo da Catedral de Sant’Ana, até a Igreja do Rosário, com Solene Passeata, Hasteamento da Bandeira e Celebração da Santa Missa.Na programação social haverá o Pavilhão do Rosário e VIII Festa dos salgados e show religioso, na Praça do Rosário, a partir das 20h30...A Festa de Nossa Senhora do Rosário em Caicó é uma das maiores manifestações de fé e cultura. O tema deste ano é Maria, Mulher da Eucaristia..


terça-feira, 11 de outubro de 2022

Reflexão de Hoje


Feriado de Nossa Senhora Aparecida em Natal

Em Natal na quarta-feira (12)... Em razão do feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o comércio de rua da capital potiguar estará fechado e os shopping funcionarão em horário de domingo.
Os bancos estarão fechados e os supermercados funcionarão em horário normal. O Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará nesta quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, na Grande Natal.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) separou o horário de funcionamento dos principais estabelecimentos comerciais no feriado. Confira:
Comércio de Rua
Alecrim: Fechado
Centro da Cidade: Fechado
Zona Norte: Fechado.
Shoppings
Shopping 10
Fechado
Midway Mall:
Praça de Alimentação e lazer – 11 às 21h
Demais lojas: abertura entre 12 e 15h.
Encerramento: 21h.
Natal Shopping:
Alimentação: 11h às 22h
Quiosques de alimentação: 13h às 21h
Âncoras e Mega Lojas: 12h às 21h
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h
Academia Bodytech: 9h às 13h
Cinema: Conforme Programação
Fechamento facultativo das 20h às 21h, desde que funcione por 6h corridas.
Praia Shopping:
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 15 às 21h
Cinema conforme a programação
Shopping Cidade Jardim:
Praça de Alimentação: Das 14 às 20h.
Lojas e Quiosques: 14 às 20h.
Shopping Via Direta:
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14 às 20h.
Partage Norte Shopping Natal:
Lojas e quiosques: 15h às 21h
Lojas Ancoras e Mega Lojas: Facultativo a partir das 12, e obrigatório das 15 às 21h.
Praça de Alimentação/Lazer: 11 às 22h
Carrefour: Das 7 às 21h.
Smart Fit: Das 8 às 17h.
Cinema conforme programação
Supermercados:
Funcionamento das 7 às 21h
Fonte= Tribuna do Norte

Certidão de quitação eleitoral volta a ser emitida

A partir desta segunda-feira (10), o eleitor já pode voltar a emitir a certidão que comprova estar quite com as obrigações eleitorais. O documento pode ser emitido pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais, bem como nos celulares, por meio do aplicativo e-Título.
A emissão ficou suspensa na semana posterior ao primeiro turno das eleições, de 3 a 9 de outubro, conforme as normas eleitorais. Isso ocorrerá de 31 de outubro a 7 de novembro, após o segundo turno de votação.
Sem estar quite com a Justiça Eleitoral, o eleitor pode ficar impedido de se inscrever em concurso ou de tomar posse em cargo público, por exemplo. Quem já tem emprego público pode ficar sem receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, entre outras vedações. A emissão de passaporte, por exemplo, também exige a regularidade eleitoral, embora não seja necessário apresentar a certidão.
Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições passadas ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio de multas.

Agradecimento a todos..



Veja a AGENDA de LULA hoje 11

Agenda de hoje (11) 

Lula (PT): o candidato participa de Ato Brasil da Esperança, em Belford Roxo (RJ).



IPEC= Lula tem 55% dos votos válidos no segundo turno; Bolsonaro, 45%

Lula tem 51%, Bolsonaro registra 42% – Foto: Reprodução
A nova rodada da pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira 10, sobre o segundo turno das eleições presidenciais, aponta para a manutenção da liderança do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, na corrida contra Jair Bolsonaro, do PL, candidato à reeleição. Considerando os votos válidos – procedimento usado pela Justiça Eleitoral na apuração, sendo excluídos brancos e nulos – Lula registra 55% das intenções de voto. O presidente Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, aparece com 45%. A diferença entre os dois candidatos é de 10 pontos.
Considerando o total dos votos, Lula tem 51%, e Bolsonaro registra 42%. Este é o segundo levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições. As entrevistas foram feitas entre sábado 8 e segunda-feira 10. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O resultado pouco se alterou com relação à rodada anterior, na qual Lula aparecia também com 51% dos votos totais, e Bolsonaro com 43%.
O Ipec entrevistou 2 mil pessoas em 130 municípios brasileiros. As entrevistas foram realizadas entre sábado 8 e segunda-feira 10. A margem é de dois pontos, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.
Fonte= Agora RN

Itep-RN alerta que estudantes que precisam de uma nova identidade para o Enem agendem o serviço de maneira imediata

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep-RN) está alertando aos estudantes que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que ainda precisam tirar uma nova via da carteira de identidade para fazer o procedimento de maneira imediata.
Isso porque o Enem está marcado para os dias 13 e 20 de novembro e a carteira não fica pronta no mesmo dia, tendo prazo estabelecido, pelo órgão, de 20 dias.
Atualmente, todos os postos de emissão de RGs do Itep no Rio Grande do Norte estão funcionando no sistema biométrico. Por ser mais segura, a emissão do RG Biométrico passa por processo rígido de conferência pelo próprio Itep e, dessa forma, o documento não é entregue no mesmo dia.
Para fazer um novo RG, é preciso apenas agendar pelo site agendamento.itep.rn.gov.br e comparecer no dia e horário marcados portando todos os documentos necessários, que estão detalhados no site no momento de fazer o agendamento.
A nova identidade vem com um QR Code que pode ser usado no aplicativo para android RG Digital RN, permitindo ao cidadão ter o RG no celular. Como principal elemento de segurança, a biometria utiliza o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS).
Fonte= g1 RN

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Reflexão de Hoje


 

Em Natal/RN= Detran informa...Mudança no portão de acesso para Vistoria de veículos

A Coordenadoria de Administração do Detran informa que o portão de acesso para usuários que vão realizar serviços de Vistoria Veicular será pela entrada do estacionamento que fica na Avenida Rio Grande do Sul.
Então,  já a saída passa a ser pelo portão para veículos, na Avenida Perimetral Leste, localizado ao lado da Sala de Limpeza e Manutenção.
Os acessos utilizados pelos servidores do órgão não foram alterados.

Pneus de avião estouram durante pouso e pista do aeroporto de Congonhas é interditada

A pista de pouso do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, está fechada após um acidente. Os pneus de um jato executivo que havia saído de Foz do Iguaçu estouraram quando a aeronave aterrissava às 13h30 no domingo (9/10).
Oavião escorregou pela pista e quase caiu do barranco que fica às margens da avenida de acesso ao aeroporto. Cinco pessoas estavam à bordo, sendo dois tripulantes e três passageiros, e ninguém se feriu.
O incidente obrigou a administração do aeroporto a fechar a pista para pousos e decolagens. Desde então, uma multidão está crescendo no saguão do aeroporto, que é um dos mais importantes do país. Não há previsão de reabertura antes de pelo menos 17h, segundo a Infraero.

Veja a agenda dos candidatos à Presidência nesta segunda-feira

Agenda dos candidatos que estão no segundo turno da disputa presidencial.
Eleição que será no dia 30 de outubro.
Lula (PT): O candidato concederá entrevista a Super Rádio Tupi FM 96.5 logo cedo, às 7h45. Depois, às 15h, se reúne com representantes da sociedade civil em São Paulo.
Jair Bolsonaro (PL): Às 14h30 o candidato à reeleição tem um encontro com sertanejos em Brasília.

Caern inicia campanha de negociação de débitos nesta segunda-feira; saiba o que fazer

A Caern inicia nesta segunda-feira (10) mais uma campanha de negociação de débitos para consumidores com dívidas junto à Companhia. A campanha terá duração de 30 dias e, além de oferecer descontos de juros e multa, também permite o parcelamento do saldo devedor em até 60 meses, com entrada de 5% do valor do débito.
A campanha abrange faturas anteriores a julho de 2022. Caso o cliente decida não fazer o pagamento à vista, o parcelamento em até 60 vezes pode ser feito, desde que o valor da parcela seja de, no mínimo, 50% do valor médio da fatura do imóvel. O parcelamento pode incluir qualquer conta, mas só haverá dispensa de juros e multa para as faturas anteriores a julho.
Débitos negociados anteriormente e não saldados, podem ser incluídos na nova negociação, com a entrada mínima de 10% do total do débito. A negociação também pode ser feita pelo cartão de crédito, sem entrada, com isenção de juros e multas, em até 20 vezes e com parcela mínima de R$ 5.
Quem quiser aproveitar a oportunidade, pode procurar os canais virtuais da companhia ou ir ao escritório de atendimento mais próximo de sua casa. “Essa é uma oportunidade que a Caern possibilita à população de negociar suas dívidas e manter a continuidade deste bem indispensável para a vida”, destaca o Diretor Presidente da Caern, Roberto Linhares.
Este ano, a inadimplência na companhia chegou a 7,21%. São R$ 71,2 milhões de valores em aberto no curto prazo, com faturas vencidas há até 12 meses. Na última campanha de negociação de débitos realizada pela Caern, em maio passado, foram negociados cerca de R$ 9 milhões em dívidas atrasadas.
SERVIÇO
CAMPANHA DE NEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS DA CAERN
PERÍODO: 10/10/22 A 09/11/22
BENEFÍCIOS: DESCONTOS DE JUROS E MULTAS PARA CONTAS ANTERIORES A JULHO DE 2022; PARCELAMENTO EM ATÉ 60 VEZES, OBSERVANDO O VALOR MÉDIO DA FATURA; PARCELAMENTO EM ATÉ 20 VEZES NO CARTÃO; RENEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS NEGOCIADOS ANTERIORMENTE E NÃO SALDADOS.
COMO NEGOCIAR: CANAIS VIRTUAIS DE ATENDIMENTO (115, WHATSAPP 84 98118-8400, APP CAERN MOBILE) OU NO ATENDIMENTO PRESENCIAL (AGENDE EM AGENDAMENTO.CAERN.COM.BR).

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Reeleita, a Governadora Fátima Bezerra diz que eleição continua para eleger Lula



A governadora Fátima Bezerra (PT) foi reeleita para o cargo no mandato dos próximos quatro anos. A confirmação veio com cerca de 92,74% das urnas apuradas. Fátima apresentava vantagem de mais de 600 mil votos para o segundo colocado, Fábio Dantas (Solidariedade), com 22,24%...Fátima Bezerra, comemorou a vitória no primeiro turno com apoiadores, correligionários, eleitores e aliados no Largo Capim Macio, conhecido como Ponto 7, na zona Sul de Natal onde discursou agradecendo pela eleição, e destacou que a eleição continua para eleger o ex-presidente Lula à Presidência no segundo turno.Quero dizer que a eleição não terminou. Nos próximos dias temos a missão histórica que é trazer Lula ao destino desse país. São dias decisivos. O presidente Lula já me ligou parabenizando e eu disse a ele que a partir dessa segunda-feira serão 24 horas por dia trabalhando para eleger ele e ampliar a votação dele no Nordeste. Se dependesse do RN e do Nordeste ele já estaria eleito”... Afirmou!

Carlos Eduardo parabeniza Rogério Marinho

O ex-prefeito de Natal /RN, Carlos Eduardo...Parabenizou o senador eleito Rogério Marinho. “Ao novo Senador do Rio Grande do Norte, o ex-ministro Rogério Marinho, apresento as minhas congratulações, desejando sucesso nessa missão que lhe foi confiada pelo povo do RN, concluiu.

No Rio Grande do Norte, Lula venceu

Lula venceu no Rio Grande do Norte, com 1.263.967 dos votos válidos (62,98%), contra 622.657 votos (31,02%) obtidos por Bolsonaro, ou seja, 641.310 votos de diferença entre os dois candidatos. Lula chega ao segundo turno com o apoio de nove partidos. Além do PT, integram a coligação PSB, Solidariedade, PCdoB, Psol, Avante, PV, Rede e Agir.
Lula disse em discurso logo após a apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que nunca ganhou uma eleição em primeiro turno e que a crença que nada acontece por acaso o motiva. “Eu faço aniversário no dia 27, e as eleições são dia 30 e nós vamos ganhar, é apenas uma questão de tempo, de esperar, para que possamos conversar mais e aprimorar nosso programa. Esse será meu presente. É graças a todos vocês que o Partido dos Trabalhadores vai ganhar as eleições no segundo turno, porque o Brasil precisa de nós”.
Lula afirmou que já começa a trabalhar nesta segunda-feira (3). “Isso é só uma prorrogação. Eu adoro fazer campanha. E teremos mais 28 dias. Adoro fazer comício, subir em caminhão. Será a primeira oportunidade de ter um debate cara a cara com o atual presidente. Para a gente poder fazer comparações do Brasil que ele construiu e do Brasil que nós construímos. Vamos conversar com nossos adversários, nossos amigos e todos, para vermos a melhor solução para melhorar a vida dos brasileiros”, pontuou.

Veja quais são os deputados estaduais e federais eleitos no RN

Federais:
Natália Bonavides PT
João Maia PL
Benes Leocádio UB
Robinson Faria PL
Mineiro PT
Paulinho Freire UB
General Girão PL
Sargento Gonçalves PL
Estaduais:
Wendel Lagartixa PL
Ezequiel Ferreira PSDB
Coronel Azevedo PL
Adjuto Dias MDB
Isolda Dantas PT
Kleber Rodrigues PSDB
Divaneide PT
Dr Bernardo PSDB
George Soares PV
Francisco do PT
Dr Keginaldo PSDB
José Dias PSDB
Gustavo Carvalho PSDB
Cristiane Dantas SD
Tomba PSDB
Galeno PSDB
Nelter PSDB
Eudiane PV
Luiz Eduardo SD
Hermano PV
Terezinha PL
Taveira Jr UB
Robson Carvalho UB
Neilton PL